Droide virtual: utilização de robôs na aprendizagem colaborativa da programação através da web

2238 palavras 9 páginas
DROIDE VIRTUAL: UTILIZAÇÃO DE ROBÔS NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA DA PROGRAMAÇÃO ATRAVÉS DA WEB

Resumo
Este artigo apresenta o projecto DROIDE VIRTUAL, que tem por objectivo descrever, analisar e compreender o processo de construção do conhecimento sobre conceitos de programação e o desenvolvimento de competências nesta área. O projecto tem uma duração de três anos ― sendo este o primeiro ano ― e envolve estudantes do ensino secundário da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde, os quais aprendem programação desenvolvendo pequenos projectos de robótica através da colaboração virtual em um ambiente de aprendizagem baseado na web.
Abstract
This paper presents the DROIDE VIRTUAL project, which aims to describe, analyse, and understand the process of knowledge construction about programming concepts and the development of skills in this area. The project lasts three years ― being this the first one ― and involves high school students from Madeira, Azores, Canary Islands, and Cape Verde, which learn programming by developing small robotics projects through virtual collaboration in a web-based learning environment.
1. Introdução
A Informática é uma área intelectualmente exigente e um grande número de conceitos fundamentais precisa ser ensinado na sala de aula em relativamente pouco tempo. Além disso, boa parte do conhecimento é fundacional, o que faz com que a aprendizagem de novos conceitos requeira a plena compreensão e assimilação dos conteúdos anteriormente ensinados.
Isso leva a que as disciplinas introdutórias de Informática sejam frequentemente frustrantes, tanto para os estudantes quanto para os docentes (Fagin, 2000). A rápida obsolescência dos equipamentos e aplicações informáticas e a heterogeneidade e diversidade das turmas no que respeita à preparação, interesses em termos de carreira, hábitos de estudo e de trabalho e motivação constituem, para os docentes, um desafio significativo, tanto em termos de currículo quanto de avaliação (Buchner, 2001).

Relacionados