Drogasney

1706 palavras 7 páginas
Trabalho De Química

2º I

Uma droga é considerada natural quando ela pode ser extraída, através de vários processos, de uma determinada planta. A afirmação (corriqueira) onde "uma droga natural não contém produtos químicos", é falsa, pois qualquer droga (tanto droga natural, como droga semi-sintética ou droga sintética) é definida por uma estrutura química específica (pelo que se conclui que todas as drogas contêm produtos químicos). A diferença surge, portanto, na obtenção da determinada droga (por extracção de plantas, ou por síntese laboratorial).

Principais drogas Naturais:
Ópio.
O ópio (do latim opium, por sua vez do grego ὄπιον, derivado de ὀπός, "suco [da planta]") é um suco espesso que se extrai dos frutos imaturos (cápsulas) de várias espécies de papoilas soníferas (gênero Papaver), e que é utilizada como narcótico.
O uso do ópio mascado ou fumado, que se espalhou no Oriente, provoca euforia, seguida de um sono onírico; o uso repetido conduz ao hábito, à dependência química, e a seguir a uma decadência física e intelectual, uma vez que é efetivamente um veneno estupefaciente. A medicina o utiliza, assim como os alcalóides que ele contém (morfina e papaverina), como soníferoanalgésico.
Em vários países subdesenvolvidos do mundo, muitas vezes a falta de opções leva boa parte dos camponeses a trabalhar no cultivo de plantas como a papoila, que está na base da produção industrial do ópio.
Efeitos e consequências:
Físicos
Vômitos, náuseas, ansiedade, tonturas, falta de ar, contração acentuada da pupila dos olhos, paralisia do estômago, prisão de ventre., palidez, perda de peso, membros pesados, queda da pressão arterial, alteração da freqüência cardíaca e respiratória, podendo chegar à cianose(cor azulada da pele), com o uso crônico poderá ocorrer intensificação de alguns sintomas, tais como: má digestão e prisão de ventre crônicas e problemas de visão devido à miose.
Psíquicos
O uso freqüente do ópio e à longo

Relacionados