drogas
Introdução
Drogas licitas e ilícitas;
Alguns Materiais usados para seu consumo;
Problemas para saúde do usuário;
Drogas no esporte
Mais de 200 milhões de pessoas no mundo fazem uso de drogas desde o uso do tabaco até o crack.
Principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas.
Curiosidade, influência de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias não tomaria), dificuldade em enfrentar situações difíceis, hábito, dependência, rituais, busca por sensações de prazer, tornar (-se) calmo, servir de estimulantes, facilidades de acesso entre outros.
Drogas Licitas
São substancias que podem ser produzidas, comercializadas e consumidas livremente, liberadas por lei e pela sociedade. Substancia como: álcool, cafeína, nicotina, medicamentos sem prescrição medica entre outros.
Álcool;
Tabaco;
O Tabaco é uma planta cujo nome cientifico é Nicotiana tabacum, da qual é extraída uma substância chamada nicotina, seu princípio ativo. Mas no tabaco encontramos ainda um número muito grande de outras substâncias algumas muito tóxicas, como por exemplo terebentina, formol, amônia, naftalina, entre outras.
Consumo do Tabaco
O uso de tabaco não está ligado a uma determinada população, ele é disseminado entre homens e mulheres em qualquer época da vida. Em relação ao Brasil o que pode-se dizer é que, baseado em um estudo feito em 1997 em 10 capitais brasileiras pelo CEBRID, o primeiro contato com o cigarro ocorre muito cedo em aproximadamente 11% dos estudantes com idade entre 10 e 12 anos.
Abstinência do Tabaco
A Síndrome de abstinência, que ocorre quando o indivíduo para de fumar, é um conjunto de sintomas como agitação, sudorese (suar muito), tontura, insônia e dor de cabeça, nervosismo e irritabilidade. Estes sintomas chegam a demorar semanas.
Problemas Caudados