Drogas

Páginas: 9 (2006 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2012
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MONSENHOR HILDEBRANDO VERÍSSIMO GUIMARÃES
RUA NOSSA SENHORA DO CARMO, 436, CENTRO.
CAMPO ALEGRE – ALAGOAS
“DROGAS!!! CONHECER PARA RESISTIR”


CAMPO ALEGRE – AL
2011
1. APRESENTAÇÃO

Vivemos em tempos terríveis. Dentre os males que assolam a sociedade, adroga figura como um de seus grandes expoentes.
As drogas ameaçam a vida de nossos filhos, causam ruptura em nossas escolas e desagregam famílias. 
Os crimes relacionados com drogas assoberbam nossos tribunais, os órgãos de assistência social e a polícia. 
Esta situação não precisa nem deve continuar.
Sabemos o que funciona. Sabemos que o uso de drogas pode ser detido.Mas sabemos também que não é fácil derrotar as drogas. 
Não podemos esperar que as escolas cumpram a tarefa sem a ajuda dos pais, da polícia, dos tribunais e de outros grupos comunitários. 
As drogas só serão vencidas, quando todos nós trabalharmos juntos para dirigirmos uma mensagem firme, consistente, àqueles que usariam ou venderiam drogas: uma mensagem de que as drogasilegais não serão toleradas. 
É hora de nos juntarmos num esforço municipal, estadual e nacional para conseguirmos que as escolas fiquem sem drogas.
A palavra droga, como outras na língua portuguesa, não possui uma definição restrita, podendo, dentre outros conceitos, significar medicamento, ou então transmitir uma sensação desagradável ou uma qualidade ruim, como em "- Ah, mas quedroga...!”
Hoje nós vamos conhecer melhor um desses tantos conceitos, vamos conhecer aquele que se refere às drogas psicotrópicas.
Droga Psicotrópica é aquela que age no cérebro, modificando o seu funcionamento e trazendo como conseqüências alterações do comportamento e do psiquismo.
Esta definição é dada pela Oficina Pan-Americana de Saúde, OPAS, e é uma das mais difundidas naliteratura sobre o assunto.
Quando essa droga possui origem em elementos da natureza, como planta é chamada de natural, como a maconha; quando é produzida em laboratório, é chamada de sintética, como o LSD.
Dentro do contexto legal, a droga pode ser lícita, quando seu consumo é permitido pela lei, como bebidas alcoólicas, tabaco, tranqüilizantes; e ilícita, quando seu consumo éproibido pela lei, como cocaína, maconha, crack.
As drogas psicotrópicas agem diretamente no sistema nervoso central, alterando o funcionamento do cérebro, e podem atuar de três maneiras: deprimindo, estimulando e perturbando.
Drogas depressoras são aquelas que diminuem ou deprimem a atividade geral do cérebro. O uso de tais drogas deixa a pessoa sedada, relaxada, mole e sonolenta,alterando também a memória. 
Bebidas alcoólicas, calmantes, codeína, barbitúricos e inalantes são alguns exemplos de drogas que causam este efeito.
Drogas estimulantes são aquelas capazes de acelerar o funcionamento do cérebro e assim aumentar o estado de alerta, diminuindo o sono e o apetite, e aumentando a capacidade física para o trabalho e esportes, apesar de diminuir o desempenho. Nagíria se diz quem as pessoas ficam "ligadas". 
Os estimulantes mais conhecidos são a cocaína, a anfetamina.
Drogas perturbadoras ou alucinógenas são aquelas que modificam a forma de funcionamento do cérebro, passando a pessoa a perceber as coisas deformadas, muito coloridas e distorcidas, com pensamentos sem nexo aparente. 
A maconha, LSD e cogumelos são as principais drogasalucinógenas.
“A arma mais eficiente contra as drogas é a informação”.
Não a informação que traduza uma "psicologia do terror", mas a informação verdadeira, sincera, sem máscaras, nem mitos, que faça as pessoas refletir e se posicionarem em relação ao assunto, sendo indispensável mobilizar toda a comunidade.
Esclarecer as famílias, os professores, os orientadores educacionais, as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Drogas
  • Drogas
  • Drogas
  • Drogas
  • Drogas
  • Drogas
  • Drogas
  • Drogas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!