Drogas e gravides na adolecencia

3074 palavras 13 páginas
Gravidez na adolescência: conhecimentos e prevenção entre jovens

RESUMO
A sexualidade é considerada aspecto importante na adolescência e a gravidez aparece como problema nessa fase de vida. A presente contribuição insere-se nessa área, cujo objetivo é o de verificar o conhecimento que as jovens adolescentes têm sobre a gravidez e sua prevenção, assim como os riscos que acarreta quanto à formação acadêmica e quanto ao ajustamento pessoal. As participantes compreendem 22 adolescentes grávidas, de 14 a 16 anos. Após seu consentimento livre e esclarecido, bem como o de seus pais, respondem a um questionário específico. Os resultados mostram que as participantes da pesquisa têm conhecimento sobre prevenção da gravidez, mas não o colocam em prática. Suas fontes de informação são a escola e a família; seu comportamento sexual de risco ocorre com maior frequência após os 14 anos, e os sentimentos relacionados ao fato, para a maioria são positivos. Todas elas demonstram adequada frequência ao tratamento pré-natal.
Palavras-chave: Comportamento sexual, Adolescência, Gravidez.

1. Introdução
A experiência da sexualidade é um dos tópicos mais importantes e problemáticos da adolescência, a sexualidade é reconhecida como um comportamento de saúde psicológica que influencia pensamentos, sentimentos, ações, relações interpessoais; o sentir-se saudável física e psicologicamente. Consequentemente, é muito complexa a aprendizagem envolvendo a sexualidade, uma vez que crianças e adolescentes precisam aprender os limites da liberdade sexual, as regras sociais, a responsabilidade pessoal e social, os padrões éticos, enfim saber o como e o sobre a sexualidade. Mas parece que não se está cuidando adequadamente da questão, pois a gravidez precoce é preocupante.
As pesquisas realizadas em (2007) mostram que os adolescentes conhecem métodos contraceptivos, pelo menos a camisinha. Investigações sobre esse tema poderiam ajudar na maior compreensão dos adolescentes de modo a

Relacionados

  • sexo
    305 palavras | 2 páginas
  • Projeto de intervenção
    7146 palavras | 29 páginas
  • QUESTOES FCC
    54388 palavras | 218 páginas