Drogas Ricas Em Derivados Antraquin Nicos

1708 palavras 7 páginas
Drogas ricas em derivados antraquinônicos
Existem vários medicamentos fitoterápicos utilizados na terapêutica ricos em antraquinonas, de uma maneira geral, a indicação farmacológica é idêntica para todas as apresentações existentes.
Diferentes de outros grupos de substâncias naturais (flavonóides, alcaloides, por exemplo), a indicação dos derivados antraquiônicos é a constipação. Todas drogas ricas em monômeros de derivados antraquinônicos (Rheum palmatum - ruibarbo, Rhamnus purshiana cáscara-sagrada,
Senna alexandrina – sene, Aloe vera – babosa) sejam na forma C-glicosilada, O-glicosilada ou mista (C- e O-glicosiladas) serão utilizadas para este fim, diferenciando-se na posologia e dose, em função da potência farmacológica que os derivados de antraquinona presentes na droga vegetal apresentam. A única diferenciação que se deve ser consideradas é com as naftodiantronas encontradas somente no hipérico, Hypericum perforatum, que são mencionadas como antidepressivas, juntamente com outros derivados sesquiterpênicos e flavonóides presentes nesta espécis. O que é correto afirmar é a ausência do efeito laxante destes derivados antraquinônicos do hipérico. Na constipação existem vários medicamentos fitoterápicos atuam e são de uso clínico, essa patologia caracteriza-se e pela diminuição da frequência e eliminação fecal e/ou dificuldade de defecar. Uma cifra considerável dos americanos (62%) consideram o bom funcionamento intestinal como requisito para se ter uma boa saúde.
Deve ser considerado a ingestão de fibras alimentares durante as refeições como escolha e a maneira mais natural de se evitar a constipação, tornando os medicamentos laxantes de importância secundária. Além de medicamentos laxantes (derivados antraquinônicos), encontramos ainda os derivados do óleo de rícino (efeito irritante sobre a mucosa intestinal) e os produtos que aumentam o volume fecal através da fibras não digeríveis e acumulo de agua (sementes de Plantago).
Laxantes: Rhamnus purshiana,

Relacionados