drogas naturais

Páginas: 31 (7643 palavras) Publicado: 14 de maio de 2015
CENTRO PAULA SOUZA
ESCOLA TÉCNICA DE POÁ
VINICIUS BÁRBARO DE SOUZA, Nº: 38








A LEGALIZAÇÃO E DISCRIMINALIDADE
DA MACONHA










POÁ
2015
VINICIUS BÁRBARO DE SOUZA, Nº: 38










A LEGALIZAÇÃO E DISCRIMINALIDADE
DA MACONHA

Trabalho de conclusão de curso apresentado à Etec de Poá como parte dos requisitos para obtenção de menção na disciplina de sociologia, sob a orientação doprofessor Fabio.





POÁ
2015

Sumário
Definição da maconha 4
Origem 5
Dartiu Xavier e Eliseu Labigalini 7
A Cannabis pode ser usada para: 8
Uso medicinal 8
Câncer 9
Esclerose múltipla 9
Dor 10
Glaucoma 10
Ansiedade 10
Países que legalizaram 10
Consequências 13
Beneficios e argumentos à favor 18
Visão filosófica 23
André Gonçalves Fernandes 23
Mais sobre André Gonçalves Fernandes 24
Visão sociológica àfavor 25
Fernando Henrique Cardoso 25
Bibliografia: 27









Definição da maconha

A maconha é um tipo de droga que se consegue do cânhamo indiano conhecido como Cannabis sativa e costuma ser consumida através das vias respiratórias, ou seja, se fuma igual a um cigarro e produz no fumante um efeito narcótico. A maconha é uma droga natural, ou seja, que é cultivada, e não fabricada.
- Maconha:Extraída das plantas da espécie Cannabis sativa, é uma das mais comuns drogas da atualidade. O nome popular da planta é “Cannabis Sativa” .Também é conhecida como baseado, fininho, beck, e outros nomes, é bom lembrar que a maconha (ou as substâncias extraídas da planta) possui efeitos indesejáveis que podem ser prejudiciais. O THC (tetraidrocanabinol) é a substância química responsável pelosefeitos psíquicos da maconha.


















Origem

Maconha, a droga mais polêmica do mundo possuí seu primeiro registro em 27.000 a.C. A planta tem origem no Afeganistão e era também utilizada na Índia em rituais religiosos ou como medicamento. Na mitologia, a Cannabis era a comida preferida do deus Shiva, portanto, tomar bhang, uma bebida que contém maconha, seria uma forma de se aproximar dadivindade. Na tradição Mahayana do budismo, fala-se que antes de Buda alcançar a iluminação, ficou seis dias comendo apenas uma semente de maconha por dia e nada mais. Como medicamento a planta era usada para curar prisão de ventre, cólicas menstruais, malária, reumatismos e até dores de ouvido.
Há quem negue a história do Buda, mas há quem afirme.
Romanos e gregos usavam-na para a fabricação detecidos, papéis, cordas, palitos e óleo. Heródoto, o pai da História, menciona a utilização do cânhamo (presente no caule da maconha), para fazer cordas e velas de navios. Inclusive, é bom mencionar o quão presente esta planta esteve na formação do Brasil, pois as velas e cordas das caravelas portuguesas que aqui chegaram também eram feitas de cânhamo, assim como muitas vestimentas dos portugueses.
Ocultivo da maconha se expandiu da Índia para a Mesopotâmia, depois Oriente Médio, Ásia, Europa e África. Na renascença a maconha tornou-se um dos principais produtos agrícolas europeus, sendo pouco usada como entorpecente. Johannes Gutemberg, inventor e gráfico alemão, teve sua maior e mais famosa obra A Bíblia de Gutemberg, a primeira Bília impressa, feita com papel de cânhamo. Ironico, né?! Coma "Santa Inquisição", os católicos passaram a condenar o uso medicinal da maconha feito por "bruxas", estas por sua vez foram queimadas por usarem a planta no feitio de remédios.
A primeira Bília impressa da história usou Cannabis como matéria prima.
Na Bélle Époque (final do século XIX), a maconha virou moda entre os artistas e escritores franceses, mas era também utilizada como fármaco paradilatar bronquios e curar dores. Dentre os intelectuais que chapavam o coco, podemos citar: Eugene Delacroix, Victor Hugo, Charles Buadelaire, Honoré de Balzac e Alexandre Dumas. Eles se reuniam para fumar haxixe e pesquisavam sobre o efeito da droga no tratamento de doenças mentais. Nessa época o Brasil vendia cigarros de maconha em farmácias!
A maconha foi trazida para a América do Sul pelos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Drogas naturais
  • Drogas naturais
  • Trabalho De Ci Ncias Naturais Drogas Il Citas
  • A Natural
  • natural
  • Naturais
  • Natural
  • natural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!