Drogas na Infâcia e na adolescêcia

1139 palavras 5 páginas
Drogas na Infâcia e na adolescêcia Promovendo a Saúde Mental

Conceitos Indispensáveis
• Criança é a pessoa até 12 anos, incompletos, de idade.
• Adolescente é a pessoa entre 12 e 18 anos de idade. • Drogas: são substâncias entorpecentes, psicotrópicas, precursoras e outras sob controle especial, da Portaria SVS/MS, nº 344, de 12 de maio de 1998.

Introdução
A infância e a adolescência e uma fase do desenvolvimento humano em que ocorrem muitas mudanças, é uma fase conflituosa da vida devido às transformações físicas e emocionais vividas. Surge a curiosidade, os questionamentos, a vontade de conhecer, de experimentar o novo mesmo sabendo dos riscos, e um sentimento de ser capaz de tomar as próprias decisões. É o momento que a pessoa procura sua identidade, não mais se baseando nas orientações dos pais, mas também nas relações que constrói principalmente com o grupo de amigos.

Para a grande maioria dos jovens, ter experiências novas (lugares, músicas, amigos e também drogas) não necessariamente trará problemas permanentes e muitos se tornarão adultos saudáveis. Mas há jovens que passam a ter problemas a partir dessas experiências,e por conta disso a infância e a adolescência é um período de risco para o envolvimento com as drogas. Riscos que podem ser atribuídos às próprias características da adolescência tais como:

• Necessidade de aceitação pelo grupo de amigos; • Desejo de experimentar comportamentos visto como “de adultos”;
• Sensação de onipotência “comigo isso não acontece”; • Grandes mudanças corpotamentais gerando indegurança; • Aumento da impulsividade.

Curiosidade natural
É um dos fatores de maior influência na experimentação de álcool e outras drogas, assim como a opinião dos amigos. Essa curiosidade o faz buscar novas sensações e prazeres, a criança e o adolescente vive o presente e na sua busca por realizações imediatas o efeito das drogas vai de encontro a isto, proporcionando prazer

Relacionados