Drogas na adolescência

Páginas: 12 (2898 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
[pic]



UNIJORGE-CENTRO UNIVERSIDADE JORGE AMADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA


AUTORES:







DROGAS NA ADOLECÊNCIA
















Salvador
Junho de 2011

AUTORES:








DROGAS NA ADOLECÊNCIA





 
Projeto de pesquisa apresentado àdisciplina ITC (Introdução ao Trabalho Cientifico) do curso de graduação em Educação física, como forma de avaliação parcial da disciplina.








Professora:








Salvador
Junho de 2011























1. INTRODUÇÃO




Se por um lado o mercado das drogas está em crescimento, por outro lado está cada vez menor a faixa de idade dosadolescentes que entram nesse submundo. Para entendermos um pouco mais o porque de cada vez mais jovens estarem envolvidos em drogas, precisamos antes falar sobre as modificações que ocorrem numa fase da vida pela qual todos nós passamos: a adolescência. Uns conseguem vivê-la sem problemas significativos, porém todos a vivem (ou viveram) com conflitos.
Os conflitos da adolescência sempre existiram. É umassunto em pauta ao longo das gerações. Desde antes de Cristo, esses conflitos já eram descritos pelo filósofo grego Sócrates (470 a.C. - 399 a.C.) "Os jovens rebelam-se contra a autoridade e não respeitam os mais velhos. Contradizem seus pais, cruzam as pernas e tiranizam seus mestres"; e Aristóteles (383 a.C. - 322 a.C.) "São cheios de esperança, por não haverem sofrido muitos desenganos e secomprazem na convivência valorizando, mais que as pessoas de outras idades, a amizade e o companheirismo, já que buscam mais o amigo do que o interesse. Tudo fazem com excesso: se amam, se odeiam, se enfim, agem, o fazem com veemência".















2. DROGAS NA VIDA DOS JOVENS
Entre os impedimentos para a auto-identificação, no período da adolescência, destaca-se a rejeição.Caracterizado pelo abandono a que se sente relegado o jovem no lar, esse estigma o acompanha na escola, no grupo social, em toda parte, tornando-o tão amargurado quão infeliz.
Sentindo-se impossibilitado de auto realizar-se, o adolescente, que vem de uma infância de desprezo, foge para dentro de si, rebelando-se contra a vida, que é a projeção inconsciente da família desestruturada, contra todos, o queé uma verdadeira desdita. Daí ao desequilíbrio, na desarmonia psicológica em que se encontra, é um passo.
Os exemplos domésticos, decorrentes de pais que se habituaram a usar medicamentos sob qualquer pretexto, especialmente Valium e Librium, como buscas de equilíbrio, de repouso, oferecem aos filhos estímulos negativos de resistência para enfrentar desafios e dificuldades de toda a natureza.Demonstrando incapacidade para suportar esses problemas sem a ajuda de químicos ingeridos os, abrem espaço na mente da prole, para que, ante dificuldades, fuja para os recantos da cultura das drogas que permanece em voga.
Por outro lado, a exuberante propaganda, a respeito dos indivíduos que vivem buscando remédios para quaisquer pequenos achaques, sem o menor esforço para vencê-los através dosrecursos mentais e atividades diferenciadas, produz estímulos nas mentes jovens para que façam o mesmo, e se utilizem de outro tipo de drogas, aquelas que se transformaram em epidemia que avassala a sociedade e a ameaça de violência e loucura.
O alcoolismo desenfreado, sob disfarce de bebidas sociais, levando os indivíduos a estados degenerativos, a perturbações de vária ordem, torna-se fatorpredisponente para as famílias seguirem o mesmo exemplo, particularmente os filhos, sem estrutura de comportamento saudável.
O tabagismo destruidor, inveterado, responde pelas enfermidades graves do aparelho respiratório, criando dependência irrefreável, transformando-se em estímulo nas mentes juvenis para a usança de tais bengalas psicológicas, que são porta de acesso a outras substâncias químicas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Drogas na Adolescencia
  • Drogas e adolescencia
  • Drogas na adolescencia
  • Drogas na adolescencia
  • Drogas na adolescencia
  • DROGAS NA ADOLESCÊNCIA
  • Drogas e Adolescência
  • Drogas na adolescência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!