Drogas legais: os efeitos do álcool na sociedade conteporânea

2157 palavras 9 páginas
ASTOLFO FREITAS
CARLOS VINICIUS
CRISTOVÃO JAKS
FÁBIO MATOS
FELIPE GOUVEIA
GIORDANO BRUNO
GUSTAVO ALMEIDA

DROGAS LEGAIS: O alcoolismo na sociedade contemporânea

DROGAS LEGAIS: O alcoolismo na sociedade contemporânea

Trabalho de Antropologia orientado pela professora Isanda Falcão para obtensão de nota referente ao 2º bimestre do curso de Direito da Universidade Ceuma.

São Luís
2013

1 INTRODUÇÃO

Frequentemente crimes e fatalidades causadas por pessoas embriagadas tem sido assunto das primeiras páginas dos jornais, dos noticiários da televisão e do rádio. E isso se deve a grande banalização e o uso imprudente de bebidas alcoólicas e a consequente transformação do ato de beber em doença. Diversos motivos velam as pessoas ao alcoolismo. Nunca perspectiva ampla, esse assunto apresenta várias faces e deve ser colocado em pauta para a discussão na sociedade. Além de vários problemas sociais, o alcoolismo pode ser visto como um grande problema se saúde pública. O Direito tem um grande papel no sentido de ajudar a conter e prever medidas que atenuem os males que o alcoolismo trás para a sociedade. Campanhas, manifestos e aumento na rigorosidade das leis estão tendo papel fundamental na luta contra o alcoolismo, mas há muito no que melhorar para a formação de cidadãos conscientes e esclarecidos quanto no que se fala sobre o álcool. Através de pesquisas de campo, pesquisas bibliográficas, fontes digitais e experiências pessoais, este trabalho tem como objetivo explanar, informar e contextualizar sobre esse grande problema que assola nossa sociedade: o alcoolismo.

O álcool e suas diversas faces Quando se fala em dependência química, a preocupação maior é com as drogas ilícitas, cocaína, maconha, crack, ecstasy,

Relacionados

  • Crack
    739 palavras | 3 páginas
  • A ATUAÇÃOJUDICIAL NO COMBATE À SINDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL
    12594 palavras | 51 páginas
  • Edita Prefeitura De Aperibe
    43879 palavras | 176 páginas
  • Publicacao 2
    45203 palavras | 181 páginas