Drogas: alcoolismo, cocaína, crack e lsd

Páginas: 23 (5661 palavras) Publicado: 6 de junho de 2011
ALCOOLISMO

RESUMO

O alcoolismo é um problema que afeta amplamente a comunidade sendo, porém, oculto pelos tabus e vergonhas que a famílias têm em lidar com o problema. Assim, a magnitude do problema fica oculta, dificultando uma atitude mais efetiva de enfrentamento da situação.
Os principais efeitos do álcool ocorrem no sistema nervoso central (SNC), onde suas ações depressorasassemelham-se às dos anestésicos voláteis. Os efeitos da intoxicação aguda pelo etanol no homem incluem: fala arrastada, incoordenação motora e euforia. O álcool gera uma sensação de calor, aumenta a saliva e o suco gástrico e o uso freqüente pode gerar lesão no estômago e gastrite crônica.



INTRODUÇÃO

A freqüência do problema do alcoolismo, geralmente oculto, é alarmante quando se estuda opadrão de comportamento da comunidade, analisando suas causas e determinantes. O uso indevido de bebidas alcoólicas é considerado um grave problema de saúde pública, além da sua prevalência na população adulta, esse comportamento está presente igualmente entre adolescentes, repercutindo na sua saúde física e mental. O consumo de álcool pode ser advindo do estilo de vida atual, dos elevados níveis deestresse, de ansiedade, de baixa auto-estima, sentimentos depressivos e problemas relacionados à escola.
Diversos campos do saber científico adotam diferentes definições dos termos “uso”, “abuso” e “ dependência de álcool”. A Classificação Internacional de Doenças (CID-10) define “uso” como qualquer consumo, independente da freqüência; “abuso”, um consumo associado a conseqüências adversasrecorrentes, porém não caracterizado “dependência”. Esta ultima manifesta-se quando o uso de uma substância para caracterizar um estado disfuncional.
A ingestão excessiva de álcool configura uma questão problemática. No Brasil, estudos têm mostrado que a taxa de prevalência varia entre 3,0% e 6,0% na população geral.

DESENVOLVIMENTO

A Organização Mundial de Saúde (OMS), há décadas, já definia oalcoolismo como uma doença de natureza complexa. O álcool atua como fator determinante sobre causas psicossomáticas pré existentes no individuo e para cujo tratamento faz-se necessário recorrer a processos profiláticos e terapêuticos de grande amplitude. As investigações sobre uso de álcool com estudantes adolescentes trabalhadores e não trabalhadores são limitadas, no contexto nacional. Há mais deduas décadas, o álcool ocupa o primeiro lugar de consumo entre os estudantes da rede estadual de ensino, seguido, à distância, por outras substâncias. O conhecimento da relação entre trabalho e uso de álcool no período da adolescência é de grande importância, pois marca a entrada no mundo adulto. A adoção de ambos nessa fase do desenvolvimento humano pode ser considerada problemática, peloconsumo de álcool ser um comportamento potencialmente prejudicial à saúde, com possibilidades de ser mantido na maturidade. Por outro lado, existe a crenças de que o trabalho seria bom para os adolescentes da idade escolar se manterem ocupados, fora da rua, além de contribuir na socialização, por meio de valores positivos do adulto. Porém, há estudos que divulgam a existência de associação entretrabalho e comportamentos disfuncionais, como, por exemplo, o uso indevido de álcool. Partindo das primeiras teorias que definem o alcoolismo como uma anormalidade física pré-existente, passando pelas teorias que definem a partir de patologias mentais ou psicopatologias prévias, checando as teorias que o definem como uma adição adquirida ou dependência química e, finalmente, analisando a questão sobreum prisma comportamental. O trabalho a desenvolver com o alcoolista ou bebedor-problema começa no processo de identificação e capacitação do paciente. Sendo uma situação estigmatizante, fruto de preconceito social, é difícil para o paciente assumir que tem problemas com o álcool. Sua família por sua vez, também tem dificuldade para se posicionar frente ao bebedor-problema- seja pelo papel que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o crack e a cocaina
  • Crack e cocaína
  • Cocaína e Crack
  • Crack e cocaina
  • crack e cocaina
  • Droga LSD
  • Drogas (lsd)
  • Drogas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!