Drenagem

Páginas: 11 (2607 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2014

ANÁLISE DO SISTEMA DE DRENAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS NA AV. PEDRO MIRANDA EM BELÉM-PA


Arly Pinheiro de Miranda Neto (1)
Estudante do curso de Engenharia Ambiental do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).
João Carlos Torres de Oliveira (2)
Estudante do curso de Engenharia Ambiental do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).
Luiz Felipe Guimarães Saraiva (3)Estudante do curso de Engenharia Ambiental do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM).

Endereço (1): Avenida Nazaré, 491 – Nazaré – Belém – PA – Brasil – Tel: (91) 8236-0666 – email: arlymiranda01gmail.com.

RESUMO
O crescimento urbano desordenado somado a um inadequado sistema de águas pluviais fruto de um mau planejamento urbano e falta de educação ambiental da população,provocam impactos ao meio ambiente e na qualidade de vida da população, trazendo transtornos como inundações e alagamentos. Isto é causado por sistemas de drenagem urbana deficientes em diversas ocasiões. Para fundamentar esse estudo, foi realizado o levantamento bibliográfico acerca da temática, visitas in loco, bem como entrevistas com representantes da secretaria de Saneamento de Belém – SESAN e aaplicação de um questionário à população da avenida. Diante disso, o estudo tem por objetivo analisar o sistema de drenagem da Av. Pedro Miranda em Belém-PA, fazendo um levantamento dos dispositivos de drenagem para ter conhecimento das falhas no escoamento das águas pluviais, identificando a relação dos pontos de alagamento com falhas nos dispositivos que o compõe. Além disso, tem como finalidadeajudar a contribuir para estudos na gestão dos recursos hídricos da cidade de Belém, e consequentemente, melhora na qualidade de vida da população e menos gastos públicos com manutenção.
PALAVRAS-CHAVE: sistema de drenagem, águas pluviais, microdrenagem, macrodrenagem, planejamento urbano.
INTRODUÇÃO
Diante de todo o processo histórico que caracterizou a cidade de Belém, o homem provocoudiversas e profundas alterações no meio ambiente ao explorar irracionalmente os recursos naturais e acelerar o processo de ocupação nos ambientes urbanos, em busca da melhoria da qualidade de vida. Os processos de urbanização, somados as ocupações desordenadas e irregulares, implicam em diversos problemas de ordem social e ambiental. A impermeabilização do solo interfere diretamente no ciclo hidrológico(aumento do escoamento superficial e diminuição da infiltração), por consequência, colabora no aumento dos problemas de saneamento básico, principalmente na drenagem de águas pluviais.

É imprescindível que seja dada atenção ao saneamento básico, o sistema de drenagem no planejamento urbano municipal, principalmente em áreas em expansão, pois, com o aumento dos problemas de drenagem como adisposição inadequada de resíduos sólidos, ineficiência dos serviços prestados pelo órgão responsável pela manutenção (SESAN), aumento de pontos sujeitos a alagamentos, entre outros, é inevitável o aumento no índice de doenças de veiculação hídrica, gastos públicos com manutenção de vias e recuperação de áreas degradadas, além de danos materiais e à qualidade de vida da população.

Os sistemas dedrenagem pluvial urbana compreendem em obras de engenharia hidráulica, destinadas ao controle das águas pluviais dentro de uma área urbana, sendo divididas em: microdrenagem e macrodrenagem. (TUCCI, C. et al, 1995)
A macrodrenagem tem a finalidade de transportar águas finais escoadas superficialmente, inclusive as captadas pelas estruturas de microdrenagem. São compostos pelos seguintes itens:sistemas de microdrenagem, galerias de grande porte, canais e rios canalizados. A microdrenagem é composta por dispositivos (sarjetas, sarjetões, meios-fios, bocas-de-lobo, poços de visitas e a galerias pluviais) que captam as águas pluviais e direcionam para o sistema de macrodrenagem.
Poucos investimentos são feitos na área de drenagem pluvial urbana. Maiores investimentos são realizados em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Drenagem
  • Drenagem
  • Drenagem
  • Drenagem
  • drenagem
  • Drenagem
  • drenagem
  • Drenagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!