Drenagem

Páginas: 7 (1596 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
DRENAGEM VIÁRIA













Paracatu
2014

Andreia Cristina
Rafael Mendonça
Rerison Henrique
Wanderson Rodrigues
Alisson Vital







DRENAGEM VIÁRIA












Paracatu
2014
DRENAGEM SUPERFICIAL

Para entrar no âmbito da drenagem derodovias ou mais especificamente na drenagem superficial, torna-se necessário saber os efeitos das águas pluviais superficiais e profundas que prejudicam as obras em andamento e as rodovias concluídas. A ação dessas águas pode se manifestar através de acidentes de naturezas distintas ,tais como: escorregamento e erosão de taludes ,rompimento de aterro, entupimento de bueiros, queda de pontesdiminuição da estrutura de pavimentos, variação de volume de solos mais expansivos, destruição do pavimento pela pressão hidráulica , oxidação e envelhecimento prematuro de asfalto.
 
DRENAGEM SUPERFICIAL DE RODOVIAS

SAÍDAS D ÁGUA
São dispositivos de transição que conduzem as águas captadas por sarjetas de aterro para as descidas d’água. Algumas vezes são chamadas entradas d'água Figura. 1
Saídas d`água. Localizam-se nas extremidades dos comprimentos críticos das sarjetas de aterro, nos pontos baixos das curvas verticais côncavas, junto à pontes, pontilhões e viadutos e - algumas vezes- nos pontos de transição entre corte e aterro. São posicionadas nos acostamentos ou em alargamentos próprios para sua execução. Devem ter uma seção tal que permita rápida captação, sendo um método eficiente paratanto o rebaixamento gradativo conjugado à uma largura suficiente. O rebaixamento da borda deve ser controlado com rigor, e considerado nas notas de serviço de pavimentação.
FIGURA 1 –SAÍDAS D´AGUA

Localizam-se nas extremidades dos comprimentos críticos das sarjetas de aterro, nos pontos baixos das curvas verticais côncavas, junto à pontes, pontilhões e viadutos e - algumas vezes- nos pontos detransição entre corte e aterro. São posicionadas nos acostamentos ou em alargamentos próprios para sua execução. Devem ter uma seção tal que permita rápida captação, sendo um método eficiente para tanto o rebaixamento gradativo conjugado à uma largura suficiente. O rebaixamento da borda deve ser controlado com rigor, e considera do nas notas de serviço de pavimentação.

DIMENSIONAMENTOResume-se em determinar a largura de entrada de forma a conduzir sem turbulência toda a água proveniente das sarjetas até as respectivas descidas d'água. De forma geral, recomenda-se uma distancia mínima de 1,40 m entre a abertura da sarjeta e o começo da descida. Para maiores detalhes quanto a seção de saídas d'água. O revestimento pode ser em concreto ou de chapas metálicas. A execução é feita nolocal, conjuntamente com as saídas d'água. As chapas metálicas são moldadas no canteiro de obra, e fixadas no local com chumbadores.

PRIMEIRO MÉTODO DE DIMENSIONAMENTO
Dimensionamento hidráulico: Consiste em determinar a largura de entrada de forma a conduzir, sem turbulência, toda a água proveniente das sarjetas até as respectivas descidas d'água.
 SEGUNDO MÉTODO DE DIMENSIONAMENTO
Quando seconhece "a priori" a largura B da descida d'água, determinam-se os elementos da saída d'água com as seguintes relações:
1)A largura L da abertura deve ser 7 (sete) vezes a largura da descida;
2)O espaçamento entre o alinhamento da sarjeta e o início da descida d'água deve ser 2,5 (duas e meia) vezes a largura da descida;
3)Raio de a curva circular de concordância entre a saída d'água e a descidadeve ser igual a altura H da descida d'água.

CAIXAS COLETORAS
 
Figura. 4
Caixas coletoras
 


São dispositivos construídos nas extremidades dos bueiros de forma a permitir a captação e transferência de deflúvios , conduzindo-os superficialmentepara canalizações acima do nível inferior ( ao da captação ), garantindo ao bueiro o recobrimento necessário....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Drenagem
  • Drenagem
  • Drenagem
  • drenagem
  • Drenagem
  • drenagem
  • Drenagem
  • Drenagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!