Drenagem

Páginas: 8 (1776 palavras) Publicado: 4 de setembro de 2014


FACULDADES UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA.







DRENAGEM LINFÁTICA EM GESTANTES









Barra do Garças – MT, agosto de 2014.


FACULDADES UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA



DRENAGEM LINFÁTICA EM GESTANTES
MÉTODOS, INDICAÇÕES E CONTRAINDICAÇÕES


Barra do Garças – MT, agosto de 2014.
INTRODUÇÃO



Durante a gestação a um aumento na produção hormonal, algunshormônios são responsáveis pela retenção hídrica aumentando o volume sanguíneo que varia de 30% a 50% temos capacidade de reter em nosso organismo cerca de 8 litros de água durante a gestação. E preciso ser feita com muita atenção e cuidado, pois se a drenagem for mal feita pode haver contrações e ate mesmo um parto prematuro, inicia-se apenas no quinto mês de gestação, e é interessante continuar adrenagem pós parto para melhor recuperação da paciente.
A drenagem objetiva-se em levar as toxinas, bactérias e proteínas que as veias não conseguem absorver, pelo sistema linfático superficial e profundo, a massagem possui pressão leve e continua, para que a linfa possa seguir pelos capilares linfáticos seguindo para os vasos linfáticos e depois para os troncos capilares linfáticos que são maisvolumosos e levam a linfa para veias de médio e grande calibre, o sistema linfático não possui órgão central bombeador, mas possuem válvulas como as veias que levam a linfa a uma única direção, para o coração.
O sistema linfático começa e termina em fundo cego, e estão associados a estruturas chamadas linfonodos, que servem de filtro para as substancias estranhas que estão no organismo, eles removemcerca de 99% das células estranhas. Em um processo infecciosos os linfonodos endurecem e ficam dolorosos, conhecido como íngua, encontram-se principalmente linfonodos cervicais, axilares e inguinais, os ductos linfáticos drenam cerca de 2 litros de linfa para as veias a cada 24 horas a circulação da linfa aumenta com o aumento dos movimentos respiratórios.
Cerca de 80% da linfa circulam nasuperfície os vasos linfáticos transportam a linfa da superfície para a profundidade do organismo, no organismo existem outros órgão que são compostos por tecido linfoide, Baco, timo e tonsilas. O canal linfático direito drena um quarto da linfa total do organismo, já o canal torácico esquerdo drena os três quartos da linfa do organismo.




REVISÃO DA LITERAURA:
Breve Histórico da DrenagemLinfática Manual

Desde seu desenvolvimento no inicio do século XX, a DLM sofreu inúmeros estudos e pesquisas de cunho cientifico ao redor do mundo por inúmeros pesquisadores. Se olharmos a aplicabilidade mundial da DLM será notado seu uso na maioria dos tratamentos terapêuticos que envolvem traumas ou linfedemas de grande calibre, que podem afetar a funcionalidade e a capacidade laborativa dopaciente.
Emil Vodder, um dinamarquês praticante de massagem, e doutor em filosofia, tinha intuição, um inspirado insight, para drenar a linfa dos seus pacientes que sofriam de sinusite crônica e acne. Isso ocorreu entre 1932 e 1936, em Cannes, Riviera Francesa. Ele ainda desenvolveu, pela primeira vez, um manual preciso de técnicas para drenagem linfática. A DLM e uma técnica de massagem terapêutica,estudada, criada pelo Dr. Emil Vodder, para aumentar a eficácia do funcionamento do sistema linfático e para o tratamento dos edemas em geral, como pernas cansadadas, edemas da gravidez, edemas linfáticos, edemas pós traumáticos, linfoedema secundário do braço devido ao cacro da mama, recuperação pós cirurgia estética, fibromialgia, são algumas das pricipais indicações desta terapia.
AlbertLeduc, em 1977 adaptou o método Foldi e Vodder, comprovou a ação acelerante da DLM através da radioscopia eletrônica, foi o fundador do grupo Europeu de Linfologia, seu tratamento era baseado no tipo de distúrbio encontrado na pessoa. A DLM representada pela técnica de Leduc é baseada no trajeto dos coletores linfáticos e linfonodos, associando basicamente duas manobras: manobras de captação ou de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Drenagem
  • Drenagem
  • Drenagem
  • drenagem
  • Drenagem
  • drenagem
  • Drenagem
  • Drenagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!