drenagem Linfática

Páginas: 15 (3565 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2014
Drenagem Linfática
   A Drenagem Linfática é uma técnica de massagem que atua no sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até aos gânglios linfáticos. A linfa é o líquido existente nos vasos dos gânglios linfáticos. É caracterizada por sua viscosidade, ausência de cor, por conter substâncias orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas.
Essa técnica foidesenvolvida em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder e pela sua esposa na década de 30, tendo sido posteriormente aperfeiçoada, tornando-se popular. Drº Vodder iniciou suas experiências em pacientes acometidos por gripes e sinusites, executando movimentos suaves e monótonos de rotação nas cadeias ganglionares do pescoço. Observou também que a maioria de seus pacientes sofria de constipação,retenção de líquidos e apresentavam os gânglios linfáticos alterados. Ele passou a tratar estes pacientes intuitivamente com massagens que estimulavam estes gânglios atingindo grandes êxitos com diversos pacientes.
Em 1936, Dr. Vodder apresentou resultados de suas investigações em uma exposição de saúde em Paris. Animado pela eficácia dos resultados obtidos com a terapia, o casal Vodder deucontinuidade a seu trabalho, fundando uma escola na França e posteriormente em Kopenhagem, na Dinamarca, onde durante muitos anos transmitiram seus conhecimentos e experiências a outros profissionais.
A drenagem linfática manual é um dos métodos de terapia manual mais utilizado atualmente por profissionais da saúde e estética. Várias técnicas foram desenvolvidas a partir da técnica original do Dr Vodder,sendo reconhecidas e empregadas proporcionando a obtenção de melhores resultados em vários procedimentos, evitando assim complicações como linfedema, conseqüência muito comum dos tratamentos de câncer. Para o correto desenvolvimento da técnica, independente da metodologia empregada, é fundamental o conhecimento de anatomia e fisiologia deste sistema, além das contra-indicações que podem trazerconseqüências danosas aos pacientes e clientes.
Os estudos efetuados em relação ao Sistema Linfático, trouxe o endosso teórico-científico sobre o que a prática já comprovada, sedimentando a técnica até nossos dias. Segundo Dr. Vodder, a técnica consiste nas seguintes palavras: "Suavidade, harmonia, ritmo e flexibilidade na munheca."
Em 1978, Emil Vodder abriu pessoalmente o I CongressoInternacional da Associação para Drenagem Linfática Manual, na Áustria, com as seguintes palavras: "Acredito que virá o tempo em que a maior meta da humanidade será ajudar o próximo. As pessoas que trabalham com a Drenagem Linfática Manual, entenderão que a colaboração e a compreensão mútuas, serão necessárias para a mobilização de forças positivas. Estas forças não são compreendidas, porque não sãomensuráveis, mas o paciente sente energia, ele restabelece a saúde mais rapidamente.
Seu método foi desenvolvido e se tornou muito eficaz. Hoje em dia, a drenagem linfática manual é usada na estimulação da circulação linfática que ajuda o corpo a eliminar toxinas e na nutrição dos tecidos. A estagnação dos gânglios linfáticos pode causar dor. Embora todos os tipos de massagem  estimulem a correntelinfática, a técnica de Vodder é focada na drenagem do excesso linfático.
É uma técnica usada para drenar e limpar macromoléculas e resíduos celulares que, devido ao seu tamanho, não entram no sistema venoso acabando muitas vezes por ficar no organismo devido à sua má drenagem linfática. São estas macromoléculas e estes resíduos celulares os responsáveis pela acumulação de água e de gordura criando eajudando a criar pernas cansadas, cansaço, celulite, problemas musculares e articulares bem como muitos outros problemas, o que se refletirá em todo o corpo e no bem-estar geral. Uma das grandes causas da perda da drenagem linfática fisiológica deve-se à falta de exercício físico motivado grandemente pelo sedentarismo da vida moderna e às tensões acumuladas ao longo do dia. Com o tempo essas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • drenagem linfatica
  • Drenagem linfática
  • Drenagem linfatica
  • Drenagem linfatica
  • Drenagem linfática
  • Drenagem linfatica
  • Drenagem linfatica
  • Drenagem linfatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!