Drenagem linfática manual

Páginas: 8 (1906 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2011
DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL

1. DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL

1.1. DEFINIÇÃO

De acordo com LEDUC & LEDUC (2000), a Drenagem Linfática é uma técnica que drena os líquidos excedentes que banham as células, mantendo, desta forma, o equilíbrio hídrico dos espaços intersticiais. Ela é também responsável pela evacuação dos dejetos provenientes do metabolismo celular.
A drenagemlinfática manual possui inúmeras indicações, sendo uma técnica capaz de remover o excesso de líquido da substância fundamental, promover a desintoxicação do tecido intersticial, melhorar a oxigenação e nutrição celular e proporcionar melhor circulação sangüínea venosa.
É uma massagem específica que, por meio de movimentos contínuos, delicados e rítmicos, estimula o sistema linfático, que é osistema natural de eliminação de toxinas do organismo. Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem que tem por objetivo formar e  movimentar a linfa, conduzindo-a para o coração. Ativa a circulação linfática drenando edemas e desintoxicando o organismo. É função do sistema linfático drenar a maioria dos líquidos corporais, e também resíduos do metabolismo, não permitindo a formação de edemas.Quando a drenagem é deficiente há um congestionamento e conseqüente acúmulo de líquido. O sistema linfático auxilia o sistema venoso na remoção de produtos do metabolismo (GIARDINI, 1999).
Segundo LEDUC & LEDUC (2000), o surgimento do edema esta ligado à circulação linfática, seja diretamente em conseqüência do aumento do aporte líquido ou, indiretamente, em conseqüência de uma patologialinfática especifica. Freqüentemente essas diferentes causas do edema são simultâneas, na qual se observa uma insuficiência venosa ligada a uma insuficiência do próprio sistema linfático.
O sangue tem a função de levar oxigênio e nutrientes para as células do organismo e, em troca, recebe toxinas, macromoléculas e microorganismos (se houver alguma infecção). Esses últimos não têm qualquerfunção no organismo, podendo ainda prejudicá-lo. Por isso, o sangue os entrega ao sistema linfático, que é uma rede de pequenos canis ligados à circulação sangüínea. Dentro desses canais encontra-se a linfa, substância que carrega todo o “lixo” rejeitado pelo sangue, despejando-o nos gânglios localizados na virilha, no pescoço, nas axilas, etc. Esses gânglios, depois de purificar a linfa,devolvem-na para o organismo para ser reaproveitada (LEDUC & LEDUC, 2000).
Conhecendo o fluxo dos vasos linfáticos, este leva o líquido retido em direção aos gânglios (onde ele será purificado) por meio de uma massagem que consiste em leve compressão e bombeamento. Como há estimulação do funcionamento dos rins, todos os detritos acabam sendo eliminados naturalmente pelo organismo através da diurese(unia e suor), durante e após cada sessão de drenagem linfática manual. Além de suave, essa massagem é muito relaxante (TUROVELZKY, 1999).

1.2. HISTÓRICO

Em 1892, Winiwarter, um professor de cirurgia austríaco descobriu o primeiro método de drenagem linfática. Em 1936 o Dr. Vodder, um fisioterapeuta, adaptou um método inteligente chamado método de Drenagem Linfática, onde tratavagrande parte dos seus pacientes que possuíam enfermidades infecciosas crônicas das vias respiratórias superior, como sinusite, renite, gripes; manipulando gânglios linfáticos através de movimentos circulares suaves, obtendo assim, melhora no estado de saúde daqueles pacientes (CHAVES, 2003).
Na década de 60, Dr. Foldi estudou as vias linfáticas da cabeça e suas relações com o líquor cérebroespinhal.
A equipe do professor Foldi e sua esposa Ethel, na Alemanha, nos anos 70, começaram a Terapia Complexa Descongestiva (TCD) após profunda pesquisa científica terapêutica, destacando a Drenagem Linfática Manual como parte fundamental desse tratamento realizada em regime de internamento hospitalar, utilizando também como parte do esquema drenagem postural, cuidados com a pele e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • drenagem linfatica manual
  • DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL
  • Drenagem linfatica manual
  • Drenagem linfatica manual
  • drenagem linfatica manual
  • DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL
  • Drenagem linfática manual
  • Drenagem linfática manual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!