Dramatização Causos e Contos de minha terra - Lucy Bortolini

1377 palavras 6 páginas
CAUSOS E CONTOS DE MINHA TERRA – LUCY BORTOLINI

Narrador 1: Havia voltado a escrever. Queria escrever contos, crônicas, estava cansada de poesia! Afinal poesia, não enche barriga, ninguém mais lê, ninguém compra. Vivemos em um mundo de praticidades, de prover necessidades imediatas, onde o pão e o feijão são urgentes na mesa do pai de família. Escritora: Eu deveria parar de escrever, abrir um supermercado. Há!, nem tenho dinheiro para tanto! Mas, uma bodega de cachaça mesmo, daria mais dinheiro que escrever.
Mas não, ela queria era escrever. Que teimosia insistente!
Lembrou de Affonso que, depois de muito tempo, se dedica apenas a isto.
Escritora: “Estou querendo demais!”
Narrador 1: Já estava deitada. A luz ainda acesa, o pensamento voando, a mão no botão, para apagá-la, parou no ar enquanto descobriu: Havia retomado a escritura! Abriu a gaveta do criadomudo, pegou uma caneta, papel- ali sempre havia caneta e papel. Na parte de baixo... livros. Pegou um livro, colocou o papel em branco sobre ele que se apoiava no colchão e começou a escrever.
Escritora: Queria contar uma linda história de amor, mas a emoção ainda não me tocara forte o suficiente para isto, risquei as poucas palavras que havia escrito. Recomecei. Mas não havia vontade na tinta para pintar aquele papel em branco.
Parei. Risquei tudo novamente.
Narrador 1: Bocejou de sono, o sono parecia querer corromper aquele momento que eu queria mágico. Mas insistiu. Cruzou as pernas, colocou a folha sobre o livro, o livro sobre os joelhos. Agora sim. Sairia a história e haveria de ser mágica.
Lembrou das outras vidas, dos tempos de roubadora de histórias, quando costumava passar horas e horas ouvindo os mais velhos contando causos, era só resgatar.
E assim começou a história (..)
Narrador 2: Havia uma história, aquela daquele menino que veio de
Itararé para Palmas, buscava ajuda para resolver problemas do coração, da paixão, de bruxaria. Estava enfeitiçado, segundo a lenda, seu pai o trouxera buscando sua

Relacionados