Drama e Sociedade: Influencia da Literatura

Páginas: 12 (2765 palavras) Publicado: 20 de maio de 2014
DRAMA E SOCIEDADE: INFLUÊNCIAS DA LITERATURA

Heverton C. Blante
Rosangela Peroni Brigoni
Marcelo Peroni
Fernanda Maria Campelo Maffei
Odette Gomes Chiabrando
Curso de Licenciatura em Letras Português – Inglês
Polo: Jundiaí – SP
Orientadora: Ariane Pereira Matias
RESUMO
O drama é oriundo das necessidades maiselementares do homem desde os primórdios da humanidade. Ele representa os humanos e seus anseios, medos, crises, tensões e conflitos. O drama projeta e interpreta a história de cada indivíduo, de maneira comum à todos. Abordaremos a arte do drama e seu poder purgativo assim como sua evolução na sociedade através dos tempos. Partindo de uma pesquisa quantitativa necessária para a compreensão da purgação emnossa sociedade contemporânea, urge a aceitação da transposição do drama, permitindo que alguns de seus desdobramentos, como o cinema e a telenovela, também assumam o papel catártico.

Palavras-chave: drama, tragédia, catarse
INTRODUÇÃO
O drama tem sua origem no âmago da cultura grega. Segundo Aristóteles, em sua Arte Poética, era a Tragédia, instrumento propulsor da catarse, um sentimentomodificador da visão de mundo da massa. Drama é tudo aquilo que se refere à obra dramática. Em termos mais generalistas, podemos entender como drama tudo aquilo que remete de alguma maneira a vida real e que instiga a comoção. Na Contemporaneidade, o drama ainda exerce o mesmo papel de séculos atrás. Porém com a evolução do drama ao longo da História, este parece tomar diferentes formas e hoje chegaaté nós, através de seus desdobramentos.
Buscamos compreender como se deu esta evolução e como ela tem nos influenciado.
1. O DRAMA E SUAS ORIGENS
No século VI a.C., as representações teatrais iniciam-se, tais como as entendemos e conhecemos nos dias de hoje. Naquela época, 40.000 pessoas se reuniam na Grécia Antiga, mais precisamente em Atenas, para juntas cultuar Dionísio, rir, seemocionar, “expurgar” seus sentimentos, ou simplesmente para assistir a pobres mortais “imitarem” deuses e homens ou “criticarem” seus governantes.
Na Grécia Antiga, as encenações dividiam-se em Tragédia e Comédia e é justamente no trágico que está nosso objeto de estudo. Analisaremos de que forma esse elemento pode gerar nos espectadores a catarse, como apontada por Aristóteles.
Concentramos nossasdiscussões no público, mais precisamente no seu comportamento, na purgação de suas emoções, ou seja, no processo catártico e no como isso se deu  e se dá ao longo dos tempos.
Da Grécia Antiga ao século XXI o drama passou e ainda passa por inúmeras transformações, o Drama Romano criou inovações, mas ainda seguia na sua essência os padrões gregos. Foi a partir do advento do Cristianismo que o dramasofre sua primeira grande modificação. Tido como pagão, o Teatro passa a ser algo proibido e só mais tarde utilizado pelas próprias instituições religiosas como ferramenta doutrinadora.
Em todo o mundo foram muitos os autores que despontaram e fizeram com que o drama sobrevivesse bravamente ao longo de séculos com profundas transformações industriais, políticas e tecnológicas.

1.1 O DRAMA NOBRASIL
No Brasil a chegada do drama se dá justamente em caráter catequizador, com a chegada dos jesuítas, no século XVI e se mantêm basicamente sem grandes progressos até o início do século XIX. Como em outros países da América, no Brasil, o teatro foi obrigado a assimilar aquilo que herdou do teatro e da cultura europeia, para aos poucos ir se transformando em algo genuinamente nacional. A chegadaem 1808 da Família Real Portuguesa foi responsável por um grande impulso na cultura local, uma vez que os novos residentes queriam uma vida mais próxima daquela em que viviam na Europa.
É com um texto de Gonçalves de Magalhães que em 1838 tem início uma nova e importante época para o drama nacional. Com as mudanças políticas e a Independência, surgem autores interessados em retratar a cena...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Literatura brasileira drama
  • Literatura e sociedade
  • Literatura e sociedade
  • Influencia europeia na literatura brasileira
  • Influencia Grega na Literatura
  • A influência da literatura na vida da criança
  • A influência da literatura na alfabetização
  • Influências Homéricas na Literatura Clássica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!