Drama Passageiros de ônibus_de Colatina/ES

6847 palavras 28 páginas
UNESC - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESPÍRITO SANTO

HILQUIAS FURTADO DE MIRANDA¹

O DRAMA PSICOLÓGICO DOS PASSAGEIROS DE ÔNIBUS
SUPERLOTADOS DA CIDADE DE COLATINA-ES.

COLATINA
2010

¹Aluno do curso de Direito

2

RESUMO
O presente estudo tem como característica principal uma análise crítico-filosófica de uma problemática que submete milhões de pessoas em todo Brasil diariamente, essencialmente na cidade de Colatina, dirigiu-se um olhar especial no caso aqui descrito.
Embasado em estudos precedentes da medicina, psicologia e na observação dos fenômenos foi possível construir e fundamentar a identificação do problema e apontar uma solução, propiciando aos órgãos competentes argumentos irrefutáveis da necessidade de mudanças nesse setor. A observação foi realizada e corroborada por depoimentos dos usuários, ocorrera no ano de 2010 em dias e horários diversos, contudo o trabalho convergese para os momentos de pico ou como é chamado hora do “rush”, onde se dá o problema com a superlotação dos ônibus urbanos municipais dessa cidade.
Dentre os pontos de impacto advindos do ônibus superlotado destaca-se os problemas musculares, fadiga repetitiva, insalubridade ambiental, a violação da intimidade da pessoa, o stress e seus fatores, incidência de homeostase, comportamentos anti-sociais, estressores nocivos e típicos de locais fechados, assim causando o dano psicológico que leva o indivíduo a perdas irreparáveis.

Palavras-chave: ônibus superlotado – causa de estressores – transporte público urbano

3

INTRODUÇÃO
O presente estudo vem trazer à tona uma problemática do mundo moderno, no entanto, o comportamento humano inerente a esta espécie é parte integrante de sua vida. Sabe-se que tal comportamento sofre variações em toda História, de acordo com as eras, as tecnologias, os descobrimentos, enfim, a evolução geral da humanidade.

Nas últimas décadas tem-se

observado muitos problemas tangentes à sociedade, um deles que é o objeto dessa pesquisa pode ser relacionado no campo

Relacionados