Dragões Atleticanos: A desconstrução de uma imagem

Páginas: 45 (11017 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

INTRODUÇÃO


A relevância deste trabalho se pauta em descrever logo no primeiro capítulo como é que uma cidade feito Campinas se transforma em um bairro e como é que este bairro mesmo após 78 anos permanece com estigma de uma cidade esquecida. Em um segundo momento é discutido neste mesmo capítulo, como a reminiscência dos bons e antigos campineiros ainda permanecem vivas dentro de si ecomo este recurso memorialístico se configura como fator de construção de novas identidades que a partir destas lembranças edificam inéditos modelos de história.
No segundo capítulo é debatido sobre como a partir de uma idéia de modernização o estádio Antonio Acciolly é arrendado a grandes empresários e como este acaba se tornando fator gerador para a derrocada atleticana. Sem patrocínios, comuma má administração e jogadores desmotivados o poderoso Dragão da Campininha agora não mais levantava vôos e muito menos amedrontava os seus adversários, o que fatalmente decretava a crise no Atlético Clube Goianiense e assim permaneceria por sofridos anos até o seu triste rebaixamento. Outro fator de grande relevância e que também é aqui discutido é como o amor e a paixão de torcedores e sóciosatleticanos os uniram e os fizeram organizar e levantar o que já era dado como perdido e fadado ao insucesso. Entretanto o renascimento do Poderoso Dragão da Campininha viria alguns anos mais tarde, com a sua ascensão meteórica que acabaria culminando na sua permanecia na elite do futebol brasileiro.
O Terceiro e último capítulo é permeado por desmistificações a cerca da torcida rubro-negra. Partoda idéia de que fazendo referência aos mais inveterados torcedores atleticanos, não estamos falando somente de pessoas com uma idade avançada, mas sim de jovens, mulheres e crianças como torcedores. Tenho, pois no terceiro capítulo a desconstrução da imagem de que o torcedor atleticano é apenas aquele homem idoso que carrega consigo a paixão pelo seu time e o seu bom e velho radinho de pilha aquem sempre vai estar ligado a uma rádio na esperança de ouvir mais um grito de gol e mais uma vez poder vibrar junto aos seus companheiros de jogos.
Elaborei esta monografia a partir do histórico da criação do primeiro Clube Desportivo da nova Capital do Estado de Goiás (Goiânia) e como este se comporta mesmo após os seus 74 anos de existência, não esquecendo, porém de fazer as devidas referênciasao seu berço natural, Campinas.

Foi genuíno o meu interesse em compreender a formação de Campinas e observar comparativamente o início da história do Atlético Clube Goianiense. Este trabalho foi constantemente enriquecido de agradáveis surpresas, no que se refere às descobertas feitas no contato com os campineiros e atleticanos através de entrevistas e conversas informais. Utilizar-me destasentrevistas concedidas mostrou ser tarefa difícil, pois fiz alusão a algumas de maneira imparcial e transcrevi alguns artigos de jornais com o intuito de mostrar a nostalgia e o saudosismo campineiro quanto ao passado e o amor único devotado ao time de futebol de fundação: O Atlético. Foi um processo de construção pessoal muito rico e possibilitou-me executar este trabalho com prazer. Mesmo sendosingela, esta produção procurou ser a mais objetiva e clara possível, dentro das condições conturbadas que norteiam qualquer trabalho.























1. CAMPINAS: A CONSTRUÇÃO DE UMA MEMÓRIA

O que se pode falar sobre Campinas? A velha Campininha das Flores já não existe mais, ela foi movida pelo conceito de progresso e por um ideal de modernidade que a construçãoda Nova Capital implicava. Campinas então neste momento passava da condição de uma acanhada cidade com diversos problemas a um bairro, que agora se integrava a uma nova cidade, Goiânia. A jovem capital, nascida com ares de modernidade sob o berço de Campinas, fornecia aos seus filhos uma nova perspectiva de vida com propósitos diferenciados em todas as áreas.


Figura 1: Casarões na Avenida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • dragoes
  • Desconstrução
  • Dragões de komodo
  • A origem dos dragoes
  • Desconstrução de Anúncios
  • Desconstrução de monografia
  • A desconstrução ética
  • Desconstrução do Belo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!