dracriocistagrafia

973 palavras 4 páginas
A DACRIOCISTOGRAFIA
É o estudo radiológico que utiliza meio de contraste iodado específico, para opacificar os ductos nas lacrimais na radiografia. É introduzido um cateter especial ou um Scalp com o bisel virado nos ductos lacrimais direito e esquerdo do paciente, para minimizar o incomodo é pingada 1 (uma) ou 2 (duas) gotas de colírio anestésico nos olhos. Uma radiografia piloto é feita; em seguida injeta-se cerca de 2 ml do meio de contraste em cada canal simultaneamente; acompanhando a progressão por fluoroscopia ou método convencional, o técnico obtém as radiografias.

As posições realizadas são: OD, OE e AP.

O exame é indicado para observar bloqueios nos ductos lacrimais e consequentes infecções nos sacos lacrimais. É necessário no dia do exame: jejum de 6 (seis) a 8 (oito) horas; remover próteses dentárias, oculares e outras; estar acompanhado de um adulto.

Figura 3 - Dacriocistografia mostrando obstrução do conduto lácrimo-nasal direito. Figura 4 -Exame de dacriocistografia evidenciando dilatação e obstrução do conduto lacrimo-nasal direito.

Equipamento utilizado exames dacriocistografia.

ASPECTOS GERAIS
A estrutura básica dos meios de contraste iodados é formada por um anel benzênico ao qual foram agregados átomos de iodo e grupamentos complementares, onde estão ácidos e substitutos orgânicos, que influenciam diretamente na sua toxicidade e excreção.
Na molécula, o grupo ácido (H+) é substituído por um cátion (Na+ ou meglumina), dando origem aos meios de contrastes ditos "iônicos", ou por aminas portadoras de grupos hidroxilas denominando-se, neste caso, "não iônico".
Todos os meios de contraste iodados utilizados regularmente são muito hidrofílicos, tem baixa lipossolubilidade, peso molecular inferior que 2000 e pouca afinidade de ligação com proteínas e receptores de membranas. Distribui-se no espaço extracelular, sem ação farmacológica significativa.
Os meios de contraste podem ser

Relacionados