Dr.Luís Carlos- The West Wing e o Justices da Suprema Corte dos Estados Unidos - RESUMO - João Felipe Zeidan

1186 palavras 5 páginas
Resumo 13
Aluno: João Felipe Ferreira Zeidan
Professor: Luís Carlos

The West Wing e o Justices da Suprema Corte dos Estados Unidos

1. No artigo em questão temos dois objetivos, sendo um principal e outro periférico, o principal esta relacionado a dois episódios da série americana The West Wing, os quais mostram a escolha dos Justices da Suprema Corte americana, e o periférico ao sistema constitucional brasileiro, relativo ao poder judiciário, e as funções e atribuições da justiça.
2. A Suprema Corte dos Estados Unidos não é vista como um templo sagrado, nem os seus Justices (Ministros) como figuras celestiais e divinas, o mesmo se sucede com o Supremo Tribunal Federal brasileiro.
3. O STF e seus ministros estão sujeitos tanto a elogios como a criticas, pois vivemos em uma sociedade aberta, na qual primordialmente deve prevalecer a liberdade de expressão.
4. Analisando as decisões dos magistrados brasileiros, é nítido que a justiça brasileira necessita de uma reforma para estar de acordo com as necessidades atuais da população brasileira, é necessário que o direito evolua de acordo com a sociedade e não a sociedade de acordo com o direito.
5. É necessário que o direito esteja em conformidade com os “novos tempos” democráticos e republicanos, onde todos devemos agir de acordo com o “contrato social” imposto pelo estado em qual vivemos.
6. No episódio 9 de The West Wing surge a primeira oportunidade do Presidente da Republica indicar um Justice para a Suprema Corte, em decorrência da aposentadoria de outro Justice.
7. No episódio em questão se torna nítido que as influencias sofridas pelo Presidente para escolher o novo Justice são inúmeras, ele sofre principalmente influencias politicas e não leva em conta apenas o conhecimento do “direito” dos candidatos a Justices, o que pode leva-lo a tomar a decisão errada.
8. Com a exibição deste episódio se torna nítido o poder de influencia exercido por algumas

Relacionados