Dr Antonio Linkoln

474 palavras 2 páginas
Faculdade Mauricio de Nassau

Dissiplina:MTC
Prof:Osmar
Aluno:Antonio Linkoln Alves Borges Leal
Biomedicina VI Bloco

DOR NA MTC

27/08/2014

Com esse trabalho venho a tentar explicar algumas duvidas sobre o termo DOR. DOR é uma sensação desagradável, que varia desde desconforto leve a excruciante, associada a um processo destrutivo atual ou potencial dos tecidos que se expressa através de uma reação orgânica e/ou emocional.
O mesmo é empregado para definições ocidentais e orientais , no meio ocidental é desencadeado atravez de alguma atividade desregular ou um bloqueio em alguma atividade normal em nosso organismo , dentre tecidos ,orgãos , entre outros.
A dor é mais que uma resposta resultante da integração central de impulsos dos nervos periféricos, ativados por estímulos locais. De fato a dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a uma lesão real ou potencial, Distinguem-se básicamente duas categorias: A dor nociceptiva e a dor neuropática.
Na dor nociceptiva há três tipos de estímulos que podem levar à geração dos potenciais de ação nos axônios desses nervos,variações mecânicas ou térmicas que ativam diretamente as terminações nervosas ou receptores.
Fatores químicos libertados na área da terminação nervosa. Estes incluem compostos presentes apenas em células íntegras, e que são libertados para o meio extra-celular aquando de lesões como os íons Potássio, ácidos.
Fatores libertados pelas células inflamatórias como a bradicinina, a serotonina e a histamina.
Já na MTC a DOR, nesse caso especifico sendo uma dor muscular seria visto como uma obstrução ou vazio do fluxo de energia em determinados canais, dificultando a movimentação do Chi (energia) e do Xue.(sangue) na zona afectada.
A deficiente circulação de energia provoca uma estagnação, a qual induz uma diminuição de nutrientes nos músculos, dificulta os movimentos de contracção e relaxamento e impede a recuperação muscular.
Após a

Relacionados