Drácon

Páginas: 10 (2481 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
A civilização reunida em tribos, depois destribalizada e agora retribalizando-se

Um estudo sobre as sociedades e seus aspectos culturais e comunicacionais não deve excluir a importância dos meios de comunicação na história da humanidade.
Como aponta McLuhan, a evolução cultural humana pode ser representada por dois fatos: a invenção da imprensa escrita no século XV e a da televisão no séculoXX.
As etapas pelas quais passa a evolução cultural, de acordo com McLuhan, se caracterizam inicialmente pela tribalização dos povos, depois pela destribalização, e hoje pela retribalização. Estes são os conceitos utilizados no decorrer deste artigo, a fim de tentar esclarecer como a mídia digital, e as chamadas comunidades virtuais voltam a reunir uma sociedade que durante um longo períodopassa isolada, fruto da descoberta da prensa e que teve seu auge na passagem da modernidade.
De acordo com Michel Maffesoli, é a noção de pós-modernidade que descreve com maior propriedade o momento complexo e paradigmático pelo qual a sociedade passa; o querer "estar-junto", se reunir em tribos e viver o momento. E é exatamente isso o que a mídia digital pode estar possibilitando. Um dos indíciosque levam à confirmação desta suspeita são as comunidades virtuais, que fazem com que as pessoas vivam o virtual e tenham vontade de trazer esta virtualidade para a própria realidade.
A tribalização para McLuhan, ou a sociedade oral para Pierre Lévy, remetem a uma época em que a linguagem era incorporada como instrumento fundamental e indispensável para a comunicação e para a sobrevivênciasocial. Nesta sociedade reunida em tribos, por meio da oralidade, eram organizados ritos onde todo o conhecimento adquirido era armazenado na memória e a única maneira de repassá-lo era através destes momentos, passando de geração a geração para que as descobertas pudessem ser levadas adiante.
Conforme constata Gomes, “o patrimônio cultural acumulado era transmitido às outras gerações por meio dacomunicação oral. A dificuldade encontrava-se na limitação deste processo, pois a transmissão dependia da memória dos anciãos e de sua habilidade para transmitir às gerações futuras os padrões culturais” (GOMES, 1997:71-72).
Assim registrou-se a primeira fase da comunicação na civilização humana. Conforme José Marques de Melo, “assim sendo, todo o patrimônio cultural alicerçado pelo homemperpetua-se, nessa primeira fase, através da comunicação oral, e transmite-se de uma geração a outra. É evidente que esse patrimônio sofria circunstancialmente alguns decréscimos, na medida em que o seu registro limitava-se à memória dos anciões e o seu desenvolvimento dependia da habilidade que tinham determinadas gerações de transmitir aqueles padrões culturais a outras gerações” (MELO, 1998:227).

Coma invenção de Gutenberg, e a consagração da mídia impressa, as pessoas passaram a adquirir conhecimento individualmente, não necessitando mais que encontros fossem realizados. Esta foi a época da modernidade, a era da individualidade.

“Considerando que os indivíduos estavam agrilhoados à vida da tribo, uma vez a sobrevivência cultural resultava daquelas informações oriundas dos mais velhos, aescrita realmente proporciona um rompimento dos laços tribais, libertando o homem da dependência direta aos ancestrais e pondo à sua disposição um vasto patrimônio de experiências, conservando sob a forma de registros gráficos” (MELO, 1998:227).

De acordo com Marques de Melo, “se a escrita já tinha desencadeado a destruição da vida tribal, a imprensa, como “fase extrema da cultura alfabética”,vai completar essa obra, proporcionando, segundo McLuhan, “instrumentos e oportunidades para o individualismo e a auto-expressão pessoal na sociedade” (MELO, 1998:228).
Lévy também analisa a questão e constata: "nestas culturas, qualquer proposição que não seja periodicamente retomada e repetida em voz alta está condenada a desaparecer. Não existe nenhum modo de armazenar as representações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DRACON
  • Dracon e solon
  • Sólon e dracon
  • Dracon e Solon
  • Dracon e Sólon
  • Código de Drácon
  • Dracon e solon
  • as reforma de Dracon e Solon

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!