dpbio

405 palavras 2 páginas
a Interdependência é quando algo é dependente de outra coisa, como uma dependencia mutua, mesmo não estando ligados diretamente
Características Básicas de um Ecossistema: Ecossistema é um sistema composto pelos seres vivos (meio biótico). Os fatores abióticos e as relações são os componentes básicos do ecossistema (relações seria a troca entre os fatores bióticos e abióticos), exemplos: uma floresta, campo, deserto, lago, etc. É tudo que compõe o meio ambiente.
Cadeia Alimentar: Cadeia alimentar é a relação de alimentação entre os organismos, seria tudo aquilo que faz parte do ciclo de alimentação de um ser vivo.
Produtores - são todos os seres, que através da fotossíntese, fabricam o seu próprio alimento, sendo plantas tanto terrestres quanto aquáticas;
Consumidores - se alimentam de energia fixada pelos produtores, podem ser chamados de carnívoros. Decompositores - eles devolvem os nutrientes à natureza por meio da decomposição de organismos mortos.
Níveis tróficos: É o nivel que um organismo ocupa numa cadeia alimentar, ele pode ser produtor, consumidor ou decompositor.
Ciclos Biogeoquímicos: No meio ambiente há uma reciclagem de elementos em diferentes formas químicas para os organismos e vice-versa, isso se chama processo natural e é isso que é o clico biogeoquímico. É por meio dos ciclos biogeoquímicos que os compostos químicos e os elementos químicos são transferidos entre os organismos e entre diferentes partes do planeta. Como ocorre o fluxo de energia dentro de um ecossistema: o processo de entrada de energia no ecossistema é feito pela fotossíntese. A energia é transferida ao longo de uma cadeia alimentar. os “elos” são chamados de níveis tróficos e incluem os produtores e os consumidores, o que sobra deles serve de alimento aos decompositores.
Pirâmides de número, biomassa e energia: As principais pirâmides são as de número, biomassa e de energia.
Pirâmides de Número- são os indivíduos envolvidos em uma cadeia alimentar. Ela representa toda a quantidade

Relacionados