Doze homens

Páginas: 6 (1485 palavras) Publicado: 28 de maio de 2015
Elenco
Ator / Atriz
Personagem
 Martin Balsam
Jurado nº 1
 John Fiedler
Jurado nº 2
 Lee J. Cobb
Jurado nº 3
 E. G. Marshall
Jurado nº 4
 Jack Klugman
Jurado nº 5
 Ed Binns
Jurado nº 6
 Jack Warden
Jurado nº 7
 Henry Fonda
Jurado nº 8
 Joseph Sweeney
Jurado nº 9
 Ed Begley
Jurado nº 10
 George Voskovec
Jurado nº 11
 Robert Webber
Jurado nº 12
 Rudy Bond
Juiz
 James Kelly
Guarda
 John Savoca
OAcusado

Direção:  Sidney Lumet
Roteiro:   Reginald Rose
Produção:  Henry Fonda, Reginald Rose
Música Original:  Kenyon Hopkins
Fotografia:   Boris Kaufman
Edição:  Carl Lerner
Direção de Arte:  Robert Markel
Efeitos Sonoros:  James A. Gleason
País:  USA
Gênero:  Drama, Tribunal
Ano: 1957
Duração: 96 min





Sinopse: Doze homens e uma sentença

O filme em referência se passa inteiramente nointerior da sala do júri de um Tribunal americano, na cidade de Nova York.
Doze jurados para decidir se um jovem, acusado de assassinar o seu pai com uma facada no peito, é culpado ou inocente. Para o veredicto final, a votação tem que ser unânime. Só que onze deles têm a certeza de sua culpa, enquanto o outro não quer votar por culpado apenas por pensar na possibilidade do réu ser inocente, pois a leidetermina para estes casos que o réu seja condenado à morte.  Não tendo a clara certeza de sua culpa, algo que os outros possuem tão claramente.
Como os jurados só devem votar pela culpa do réu caso não haja nenhuma dúvida de sua acusação, e como todos os outros onze estão ansiosos para irem embora e acabarem com aquela 'chatice', o filme começa a criar os seus conflitos. Só que esse pouco caso deseus companheiros de júri acaba servindo de inspiração para que o jurado de número 8 busque cada vez mais a certeza dos outros jurados, tentando convencê-los a terem a mesma opinião que a sua, afinal, trata-se de uma vida humana que está em jogo, não uma coisa qualquer. O filme vai revelando a característica de  cada um – o  estilo e a história de vida,  as atividades, as motivações e ainfluência no grupo – mostrando  o que os levou a tentar considerar o garoto como culpado e a mostrar os seus próprios preconceitos.
Cada um dos jurados tem origem, condição social e idade diferente  e, como não podia deixar de ser,  diversos  tipos de personalidade:  entre os doze, há o  tímido, o intelectual, o idoso, o de origem humilde, o imigrante, enfim,  cada um é um ser único e está  ali paradecidir sobre o destino de outro ser humano. 




Análise Jurídica

Doze homens e uma sentença é um filme importante para a discussão e reflexão sobre a instituição do júri. Aliás, o filme acaba por mostrar a diferença entre o sistema Judiciário brasileiro e o americano. O nosso Conselho de Sentença é formado por sete jurados, dá-se o resultado por maioria de votos, há sigilo nas votações eincomunicabilidade entre os jurados e a decisão surge em resposta a quesitos. Enquanto o americano é formado por doze jurados, a votação é unânime gerando assim, debates, argumentações em busca do consenso.
O júri sempre foi uma instituição polêmica. Para uns muito fraca, para outros o júri é inseparável à democracia. Seus defensores nele vêem o povo diretamente no poder, o povo sendo representado por elemesmo na esfera do Judiciário. Os opositores, por sua vez, afirmam que os juízes leigos são mais facilmente decisivos por teorias não-técnicas, não-jurídicas, sentimentais.
O filme aborda o interesse e o desinteresse dos jurados pelo julgamento, sua posição em relação ao réu e a influência de experiências prévias e de
um profundo estudo sobre reações, preconceitos e estupidez humana ligados em seusvotos.
Decerto, ao júri não caberá proceder a uma análise correta de um texto, de um livro ou de um filme, mas sim de um processo judicial, onde caberá aos jurados exprimir um veredicto final quanto à culpabilidade ou inocência do réu e, em se tratando de Tribunais de alguns Estados americanos, esta sentença que será proferida pelo juiz, com base no veredicto do júri, poderá definir pela pena...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doze homens
  • Doze homens
  • doze homens e uma senteça
  • Doze homens e uma sentanca
  • DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA
  • Doze homens e uma sentença
  • Filme Doze homens e uma senten a
  • Resenha doze homens e uma sentença

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!