DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA

Páginas: 6 (1406 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
UNIP - Campus Norte – Psicologia - 9º Semestre
Disciplina: Dinâmicas Grupais – Profa. Angela



ANÁLISE DO FILME: DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA


Pudemos perceber através do filme, várias tomadas ou trocas de papel durante o julgamento, quando os doze jurados se encontravam numa sala privada para condenarem ou absolverem um jovem réu, que supostamente havia matado seu pai.Isso nos levou a pensar na obra de Moreno, o qual em suas representações teatrais usava várias técnicas do psicodrama, dentre elas a troca de papéis como forma de empatia, de congruência e de percepção de si e do outro.

É através da tomada de papel que podemos vivenciar o que o outro sente, pensa, percebemos também as diferenças e semelhanças de uma relação, sempre é claro,respeitando o modo de ser de cada pessoa.

Para nós, desde o começo do filme, os jurados se comportaram como se estivessem em um teatro, recapitulando o que aconteceu antes e depois do crime (da morte do pai do moço), como forma de reconstituição das cenas; houve então o aquecimento, a dramatização e o compartilhamento entre eles, para que pudessem chegar ao veredicto final pela votação.Foi através da tomadas de papéis que muitos jurados reconsideraram seus votos, isto é, ao invés de condenarem o rapaz, o absolveram. Sendo assim, percebemos como é importante a dramatização em tal situação, o que levou os jurados a refletirem de forma mais concisa sobre o crime e reconsiderarem suas opiniões.

Há várias tomadas de papéis durante o filme, do jurado arquiteto(o único que absolveu o réu no início do julgamento), que entra no papel do velhinho que disse ter visto a cena, e a monta de novo para verificar o tempo que ele levou para chegar até a porta, reconstruindo tal cena.

Daquele outro jurado velhinho que olha para o outro que usa óculos (que votou culpado), tem marcas no nariz, sendo que a senhora que viu a cena pela janela, talvez nãotenha colocado os óculos. Ele comentou também que ao dar seu depoimento ela estava com as marcas no nariz, e que talvez tenha tirado seus óculos antes do depoimento, para demonstrar ser mais nova. Usava roupas inapropriadas para sua idade e uma maquiagem carregada.

Depois disso outro homem do júri comentou que sua mulher ia esbarrando nas coisas quando saia de casa, mas preferia ir semos óculos, talvez como forma de mostrar-se mais bonita ou puramente por vaidade.

Do outro jurado mais velho e experiente que disse que o vizinho velhinho ao depor (se colocou no lugar dele), usava um paletó rasgado debaixo do braço, e que talvez não tivesse uma consciência tão lógica do que viu; observou sua vestimenta.

Também no final do filme, o único membro do júrique manteve a condenação do réu, foi alertado pelo jurado arquiteto, que ele não era pai do moço e que o moço não era seu filho. Sendo assim, ele poderia estar realizando inconscientemente uma troca ou tomada de papel, e fazendo um julgamento equivocado. Entrou assim a sua subjetividade que não poderia aparecer para não prejudicar seu julgamento, contaminando-o. Talvez este homem, tenha passado poralguma experiência traumática com um filho durante sua vida e a reviveu naquele momento.

O papel é a forma de funcionamento que o indivíduo assume no momento específico em que reage a uma situação específica, na qual outras pessoas ou objetos estão envolvidos.

A percepção do papel é cognitiva e prevê as respostas iminentes. A representação do papel é uma aptidão dedesempenho. Um alto grau de percepção do papel pode estar acompanhado de escassa aptidão para sua representação e vice-versa. O desempenho de papéis (role playing) é uma função tanto da percepção como da representação de papéis.

O grupo psicodramático como terapia libera tensões, inibições, dificuldades, traumatismos passados, opera uma catarse do “passado no presente” ou do “futuro no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doze homens e uma sentença
  • Doze homens e uma sentença
  • Doze homens uma sentença.
  • Doze homens e uma sentença
  • Doze homens e uma sentença
  • Resenha doze homens e uma sentença
  • Doze homens e uma sentença- resenha.
  • Doze homens e uma sentença

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!