Downloadportfolio 3

1324 palavras 6 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO serviço social

NEUSIVAN MOREIRA DA COSTA

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

GURUPI - TO
NOVEMBRO DE 2011

NEUSIVAN MOREIRA DA COSTA

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social)da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná. Na disciplina de ..................................

Orientadora: ................

GURUPI – TO
NOVEMBRO DE 2011

INTRODUÇÃO

O tema abordado nesta pesquisa foi sobre o tipo de atenção dada ao idoso relativo a saúde e qualidade de vida que este deve receber. A presente pesquisa desenvolvida e relatada no artigo pesquisado partiu da observação do pesquisador o enfermeiro e assistente social que percebeu durante sua atividade profissional em hospitais públicos que os idosos não eram atendidos como devia pela assistência social, que o tratamento recebido deixava a desejar.
Diante desse contexto o autor decidiu pesquisar sobre o envelhecimento dos idosos em Barcelona por ser o mais antigo, procurando saber como funciona a rede de serviços por perceber que era mais dinâmica procurando atender as doenças físicas. Já em São Paulo, foi observado na pesquisa uma melhor estruturação na atenção primária à saúde, mas ao mesmo tempo reduzida oferta de serviços voltados para estes.
O objetivo a proposta deste estudo foi conhecer a capacidade instalada de serviços públicos de saúde de uma cidade latino-americana — São Paulo e de uma cidade europeia — Barcelona. Nele se pretende analisar como estão organizados os serviços públicos de saúde nas cidades de São Paulo e Barcelona em relação às demandas/necessidades de indivíduos idosos, como uma realidade concreta a ser respondida por estes serviços.
A pesquisa teve como público alvo os idosos Em estudo ulticêntrico com mais de 2.143 idosos (acima de sessenta anos), considerando uma das cidades pesquisadas — São Pauloe em estudo realizado em 2000 pela Agência de Saúde Pública de Barcelona (2003).
Os dados,

Relacionados