Douverge

1010 palavras 5 páginas
MAURICE DUVERGER: Cientista político e sociólogo francês. Tinha como objetivo inserir os problemas jurídicos no processo político e social. Seu principal objetivo de estudo foi um conjunto de temas considerados político, tal como os partidos, as constituições.
Ciência política: A definição de ciência política seria possível se estivesse perfeitamente conceituada, mas estamos longe disso. Por tanto ela ainda é uma ciência jovem. Para alguns a ciência política é a ciência do poder, para outros, ciência do estado. Mas na realidade todas as definições estão ligadas a um fator comum, o poder.
A noção do poder: Em qualquer grupo social encontram-se os que dão as ordens e os que obedecem. A CP aparece assim como a ciência dos governantes: estuda sua origem e os fundamentos da obediência. Segundo Duguit pela teoria democrática todo mundo é ao mesmo tempo, governante e governado. Por outro lado dois fenômenos contrariam a concepção de duguit: A noção do poder imediato definida por sociólogos franceses é que para caracterizar as sociedades primitivas os membros dos grupos não obedeceriam aos governantes, mas sim a um grupo de regras, exprimindo assim, a vontade do grupo inteiro. Em seguida a evolução geral do poder nas sociedades desenvolvidas, tenderia a obedecer cada vez mais sua função e não ao seu titular. Porém essas teorias só parcialmente correspondem a realidade, já que na pratica não parece ter existido poder puramente imediato, encontramos sempre chefes de uma forma ou outra. Podemos então conservar os esquema de Duguit a titulo da primeira aproximação.
Montesquieu = Sociedade e Poder Montesquieu tem traços de enciclopedismo, ora aparece como pai da sociologia e quase sempre como aquele que na ciência política desenvolveu a teoria dos 3 poderes. Sua obra trata da questão do funcionamento dos regimes políticos, além disso, ele é um membro da nobreza que não tem como objeto de reflexão política a restauração do poder de sua classe. Mas sim como tirar partido de

Relacionados