Doutrinas Pol ticas Contempor neas Socialismo

15562 palavras 63 páginas
Estamos no início de um curso sobre Doutrinas Políticas Contemporâneas: Socialismo. Convém, assim, esclarecer alguns pontos sobre o significado do título e a forma do curso.
O que são doutrinas políticas contemporâneas?
Na perspectiva que aqui adotamos, são aquelas correntes de pensamento que inspiram e orientam os partidos políticos importantes – em termos de influência, voto e acesso ao poder – no mundo de hoje. Dito de outra maneira, aquelas correntes que definem os objetivos de partidos atuais e, em alguns casos, os meios recomendados para alcançar esses objetivos.
O critério, portanto, é prático. Não vamos discutir correntes de pensamento que alimentaram partidos fortes no passado, mas insignificantes no presente. Não vamos discutir, por exemplo, uma corrente conservadora, uma vez que hoje nenhum partido de peso defende o retorno à ordem econômica, social e política pré-moderna. Pela mesma razão, não discutiremos a corrente anarquista, uma vez que os partidos dessa tendência perderam peso, nos países onde ainda eram importantes, no período entre as duas guerras mundiais.
Um esclarecimento final é necessário. Grandes correntes de pensamento político não são objetos que possam ser estudados a partir de uma definição clara, unívoca, aceita por todos. Adversários e partidários têm interpretações diferentes de cada corrente, e mesmo no interior de cada uma delas encontramos divisões importantes. A seleção de assuntos e autores feita no curso é, portanto, necessariamente parcial. Escolhemos obras de autores consagrados que tratam de temas que a maior parte dos novos esquerdistas considera fundamentais. No entanto, outros temas e autores, talvez tão importantes quanto esses, ficaram de fora. Vamos discutir, para dizer de forma mais precisa, uma seleção de temas e autores importantes para esta corrente. para os fins do nosso curso, socialismo é entendido como o conjunto de doutrinas políticas que contestaram, em primeiro lugar, a ordem do capitalismo nascente.

Relacionados

  • PII 7 1
    46279 palavras | 186 páginas
  • ANTISERI Dario REALE Giovanni
    148585 palavras | 595 páginas
  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas