Doutrina

Páginas: 2 (424 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
esde o Concílio de Trento, realizado entre 1545 e 1563, a igreja cristã subordinada à autoridade papal passou a denominar-se Católica Apostólica Romana, em oposição às igrejas protestantesconstituídas a partir da Reforma. Define-se como una, santa, católica e apostólica e considera seu chefe como legítimo herdeiro da cátedra do apóstolo Pedro, sagrado papa, segundo o Evangelho, pelo próprioCristo.

O termo catolicismo foi usado por alguns autores (Aristóteles, Zenão, Políbio), antes da era cristã, com o sentido de universalidade. Aplicado à igreja, aparece pela primeira vez por volta doano 105 da era cristã na carta de Inácio, bispo de Antioquia. Nos textos mais antigos, aplica-se à igreja geral considerada em relação às igrejas locais. Nos autores do século II da era cristã(Justino, Ireneu, Tertuliano, Cipriano), o termo assume duplo significado: o de universalidade geográfica, pois na opinião desses autores a igreja já havia atingido os confins do mundo; e o de igrejaverdadeira, ortodoxa, autêntica, em contraposição às seitas que começavam a surgir.
A cultura cristã apesar dos anos continua sendo muito importante nas nossas vidas e para muitos de nos rege nossos atos.Devido a influência cultural, de valores e princípios, apesar do seu papel social a igreja na idade média segundo Guido Zagheni: " alimentava a ideologia de cristandade", modelo cultural que estabeleceusua relação com a sociedade, o que era caracterizada como uma sociedade perfeita.
A igreja tinha como verdade o mundo teocêntrico, onde tudo era vontade de Deus, qualquer coisa que acontece aspessoas se pensava, era pela vontade de Deus; como por exemplo, doença, perda da safra, cultivos perdidos, entre outros. Mas também acontecia o lado contrario, onde coisas boas aconteciam e era pelavontade de Deus, como boa colheita, terra fértil, geração de filhos, entre outros. Deus era visto como um Rei.
Ainda na idade média se veia a Deus como a cabeça e à sociedade como um corpo, como ele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doutrina
  • Doutrina
  • doutrinas
  • doutrina
  • Doutrina
  • Doutrina
  • AS DOUTRINAS
  • doutrina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!