Doutrina da trindade

Páginas: 8 (1870 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014








TEOLOGIA SISTEMÁTICA II























TEOLOGIA SISTEMÁTICA II
(A DOUTRINA DA TRINDADE)




Trabalho apresentado para avaliação do rendimento escolar na disciplina de Teologia Sistemática II, do curso de Bacharel em Teologia, da Faculdade Evangélica de Brasília, ministrada pelo professor Antônio Possidônio.SUMÁRO

1. INTRODUÇÃO
2. A TRINDADE NO ANTIGO TESTAMENTO
3. A TRINDADE NO NOVO TESTAMENTO
4. A DIVINDADE DE JESUS
5. CONCLUSÃO
6. REFERÊNCIA



















INTRODUÇÃO

A doutrina da Trindade (do latim trinitas = “triunidade” ou “três-em-unidade”) é uma das mais importantes doutrinas da fé cristã. Mas ultimamente alguns têm questionado sua validade.
Embora apalavra Trindade não seja encontrada na, o ensinamento que ela descreve é encontrado ali. A doutrina da Trindade estabelece o conceito de que há três Seres plenamente divinos: Pai, Filho e Espírito Santo, que formam um Deus.

Deus é um mistério, quanto mais a encarnação ou a Trindade. Entretanto, isso não deveria nos embaraçar, já que os diferentes aspectos desses mistérios são ensinados nasEscrituras. Embora não possamos compreender tudo sobre a Trindade, necessitamos tentar entender, tanto quanto possamos o ensino bíblico a seu respeito. Todas as tentativas para explicá-la serão insuficientes, “especialmente quando refletimos sobre a relação e a função das três pessoas com essência divina”.

O objetivo deste trabalho é fazer com que r certos elementos e tornem-se claros, masoutros com certeza permanecerão um mistério, pois “as coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus; porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei” (Deut. 29:29). Onde não temos uma palavra clara das Escrituras o silêncio é a melhor alternativa.













A TRINDADE NO ANTIGO TESTAMENTO

Algumas passagensdo Antigo Testamento sugerem a existência de Deus em mais de uma pessoa. Quando não necessariamente em uma Trindade, pelo menos em duas pessoas.

Em Gênesis 1, no relato da criação, a palavra traduzida como Deus é ’Elohim, a forma plural de ’Eloha. Geralmente essa forma é interpretada como um plural de majestade ao invés da idéia de pluralidade. Muitos argumentam que essa interpretaçãocorresponde a ler um conceito moderno no texto hebraico antigo, como por exemplo as palavras usadas para água e céu, que também são plurais. Os gramáticos nomeiam esse fenômeno como plural quantitativo. A água pode aparecer em forma de pequenas gotas ou grandes oceanos. Essa diversidade quantitativa em unidade, é uma forma adequada de compreender o plural ’Elohim. E também explica por que o substantivosingular ’Adonai é escrito como plural.

Em Gênesis 1:26, lemos: “Também disse Deus [singular]: Façamos [plural] o homem à nossa [plural] imagem, conforme a nossa [plural] semelhança...” O que é significativo aqui é a mudança do singular para o plural. Moisés não está usando o verbo no plural com ’Elohim, mas Deus está usando um verbo e um pronome no plural, em referência a Si mesmo. Algunsintérpretes acreditam que Deus está falando aqui de anjos. Mas, de acordo com as Escrituras, os anjos não participaram da criação. A melhor explicação é que, já no primeiro capítulo de Gênesis, há uma indicação de pluralidade de pessoas em Deus.

De acordo com Gênesis 2:24, “deixa o homem pai e mãe, e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só [’echad] carne”. É uma união de duas pessoasdistintas. Em Deuteronômio 6:4, é usada a mesma palavra em relação a Deus: “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único [’echad] Senhor.” Aparentemente alguma coisa está sendo afirmada aqui sobre a natureza de Deus – Ele é um organismo, isto é, uma unidade de partes distintas”.16 Moisés bem poderia ter usado a palavra yachid (“um”; “único”), mas o Espírito Santo escolheu não fazê-lo.

Após a queda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pesquisa sobre a doutrina da Trindade
  • trindade
  • Trindade
  • Trindade
  • Trindade
  • Trindade
  • Trindade
  • Trindade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!