Doutor

Páginas: 2 (349 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2013
RESUMO COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

1- Função Emotiva
Composta por todos os signos que, numa dada situação comunicativa, centram-se no emissor.
2- Função Conotativa
Composta por todos os signosque, numa dada situação comunicativa, centram-se no receptor/destinatário.
3- Função Poética
Diferentemente do que se pode imaginar, a função poética não deve ser associada apenas à poesia. Todo usode signos que procura ir além apenas do sentido imediato da mensagem. É quando o signo é empregado de forma sugestiva, despertando o imaginário do receptor.
4- Função Referencial
Também chamada dedenotativa, está ligada ao contexto da situação de comunicação. Não diz respeito ao “eu” emissor nem ao “você” receptor; associa-se ao “ele” ou “isso”, qualquer outra pessoa, assunto, acontecimento.
5-Função Fática
Centrada no contato. Composta por signos usados para iniciar, manter ou encerrar uma dada comunicação. Segundo Vanoye, “a função fática manifesta essencialmente a necessidade ou desejode comunicar”.
6- Função Metalinguística
Centrada no código. Novamente segundo Vanoye, “Tudo o que, numa mensagem, serve para dar explicações ou precisar o código utilizado pelo destinador (ouemissor) concerne a esta função”.

Como consta no material da Unidade 1, a interação humana com o mundo constrói-se por meio de representações conseguidas através da combinação de signos, que são, emúltima instância, substitutos socialmente convencionados para estarem no lugar dos elementos desse mesmo mundo.

Tendo a conotação ou denotação como referência, podemos classificar os textoscomoliterários ou não-literários. Os literários são os que, independentemente de serem ficcionais, ou exclusivamente verbais, apresentam forte teor conotativo, o que significa dizer que pedem uma interpretaçãopor parte do interlocutor/leitor. No caso dos textos não-literários, são aqueles em que o caráter denotativo prevalece. Assim, suas afirmativas baseiam-se em signos usados em seu significado mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Doutor
  • Doutor
  • Doutor
  • doutor
  • Doutor
  • Doutor
  • doutor
  • doutor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!