DOUGHIE,Jacqueline Ziroldo. Louvor e Carisma: uma analise do poder religioso.In Ancora Revista digital de estudos em religião.

813 palavras 4 páginas
Nome: Érica Dayane Rodrigues Tavares
DOUGHIE,Jacqueline Ziroldo. Louvor e Carisma: uma analise do poder religioso.In Ancora Revista digital de estudos em religião.
O texto aqui apresentado faz uma analise das diversas prédicas e sua relação com o louvor, a autora traz pautas históricas, relacionando com a atual pratica religiosa, ela também inicia um questionamento sobre os detentores do poder na liturgia da comunidade.
O protestantismo Brasileiro, tem sofrido grandes transformações, principalmente na liturgia dos cultos, a igreja tem se deparado com novas formas de cultos, bem como os modelos neopentecostais, e principalmente a presença de um novo “mercado gospel”. A musica tem sido tema principal na liturgia, ela que era apenas parte da liturgia, agora torna-se eixo fundamental na atividade de culto, tirando assim o foco da mensagem passada através de um sacerdote.
A grande critica da autora, não trata-se diretamente com a musica, mas principalmente pelos agentes da musica, que em sua maioria são pessoas leigas, que não tem o objetivo de ensinar, e sim de preencher o culto, emocionar. O culto protestante Brasileiro é um reflexo dos cultos nos EUA, onde as igrejas tinham um culto avivado, que tinha como mensagem central o amor, perdão e arrependimento, tendo assim um sermão acompanhado de musica e emocionalismo.
Alguns teóricos criticam essa forma de culto, afirmando que houve um esvaziamento na liturgia, já que segundo eles houve a perda de elementos essenciais no culto, tais como: vestimentas,orações publicas, ênfase na eucaristia, já que a liturgia do culto se resume entre louvor e sermão. Todas as denominações que vieram através dos norte americanos tivera um liturgia semelhante.
Em meados de 1855 chega ao Brasil Robert Kalley e sua esposa, que contribuíram significamente para o protestantismo Brasileiro, eles iniciam uma forma de culto que não confrontava com a igreja católica e ao mesmo tempo evidenciava a cultura Brasileira. Eles começam a fazer

Relacionados