Dossiê LP I jul2015

5355 palavras 22 páginas
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia

MÓDULO:

LÍNGUA PORTUGUESA I – 80h

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

INTRODUÇÃO AOS GÊNEROS DO DISCURSO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Reflita sobre o conteúdo estudado nesta unidade, complemente as informações lidas e acesse o artigo “Quando um texto se torna texto”, por João Batista Vaz, disponível em http://revistalingua.uol.com.br/textos/105/artigo314961-1.asp. Em seguida, analise a mensagem da tirinha e responda, com suas palavras e com base na definição de texto e de não texto, se a mesma é um texto ou um não texto. Se necessário, acesse outras informações, mas não se esqueça de citar as referências dos sites consultados.

(http://www.portugues.com.br/upload/conteudo/images/tira-mafalda.jpg)

texto é uma mensagem escrita, falada ou uma imagem que tenha significado e coerência.

Não-texto seria o contrario a isso, mesmo sendo uma mensagem, escrita, falada ou visualizada não traz sentindo para quem a recebe.

2. Você estudou os gêneros do discurso. Além das informações do fascículo, leia o artigo “Tipos de texto ou gêneros de discurso: uma questão a discutir”, disponível em

Relacionados