DOSSIÊ DE LINGUA PORTUGUES II

4041 palavras 17 páginas
Dossiê de Língua Portuguesa II

UNIDADE 1
O HOMEM E A LINGUAGEM
1.Identifique o tipo de línguagem usada nos texto a seguir .Se houver mais de um tipo,tecer um comentário a respeito de cada uma delas:

TEXTO A: R: Linguagem não verbal,
TEXTO B: R:Linguagem não verbal
TEXTO C: R: Linguagem não verbal
TEXTO D: R:Linguagem não verbal

2.Escreva um paragrafo,com aproximadamente 5 linhas sobre as ideias que cada um dos textos surgere a você,ou seja,faça a interpretação de cada um deles.
R,No texto A,a figura representa estar surpreso
No B, o passarinho esta sem cabeça,e esta pousando sobre o tronco de uma árvore cortada.
No texto C, a Mônica e o Cebolinha estão cuidando ou admirando a pequena árvore.
No texto D,o menino representa que esta se escondendo atrás do livro,ou lendo

3.Explicar a afirmação:'' A linguagem é um poderoso instrumento de manipulação e conservação de ideologias''.Explique com fatos de nosso cotidiano ou da vida escolar como esse processo se concretiza.
R- A linguagem é sim um instrumento de manipulação, através dela podemos nos expressar, persuadir,inventar algo até mesmo manipular as pessoas, no nosso cotidiano usamos diariamente a linguagem para nos comunicar com as pessoas que convivem no nosso lar e até mesmo no nosso serviço.Por meio da linguagem o homem interage em seu meio, modificando-o e se tornando um ser pensante, é também um poderoso instrumento de manipulação social e conservação de ideias,utilizando a linguagem serve para atender às nossas necessidades e para nos afirmarmos como seres pensantes e autônomos.

4.Quais são as três concepções de linguagem conforme Gerardi(1991)?
Descreva-as com as suas palavras.
R- a linguagem é a expressão do pensamento: É a capacidade que o seres humanos tem para produzir,desenvolver e compreender a língua outras manifestações.
R- b) a linguagem é instrumento de comunicação:É o uso das palavras como meios de comunicação e expressão entre as pessoas,forma de

Relacionados

  • Por que flamengo?
    96248 palavras | 385 páginas