dossiehbp

3499 palavras 14 páginas
MÓDULO:

HISTÓRIA DO BRASIL E DO PARANÁ – 60h

O objetivo do dossiê é auxiliar o aluno na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

DO BRASIL COLÔNIA AO IMPÉRIO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Com a tomada da cidade de Constantinopla pelos turcos, inicia-se o período histórico conhecido como Idade Moderna e, naquela região, o comércio com os povos ocidentais passa a ser proibido. Qual a relação deste fato com a chegada dos portugueses às terras que seriam chamadas de Brasil?
Em 1453, quando os turcos otomanos conquistaram o mediterrâneo oriental e a cidade de Constantinopla, o comercio entre a Europa e o Oriente ficou muito difícil aumentando a necessidade de encontrar uma nova rota para as Índias, tiveram que investir em grandes navegações e explorar o mar que para eles era desconhecido, esse fato tem a ver com a chegada dos portugueses ao Brasil pois foi nessas viagem em busca de novas rotas que encontraram as terras brasileiras.
2. Ao chegar às terras brasileiras, quais foram as primeiras impressões que os portugueses tiveram da natureza e dos nativos que aqui viviam? Registre-as, de acordo com a leitura do fascículo. Os portugueses ao chegar às terras brasileiras ficaram encantados com a extensão territorial, com o clima fresco, a abundância de água e da vegetação, este encantamento levou os viajantes a comparar o Brasil com um paraíso. Encantaram também com os índios aqui encontrados, com suas belezas naturais.

Relacionados