DOSSI V Cap Tulo 1 Gest O Geral

4720 palavras 19 páginas
Estratégias de gestão e marketing Jurídico para escritórios de pequeno porte

DOSSIÊ V

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que uma boa organização num escritório de advocacia não é privilégio ou "dever de casa" apenas dos escritórios de maior porte. É tarefa de todos. Quanto mais organizado ele for, maiores serão as condições de atingir os níveis de excelência desejados e de realização de bons negócios.
Falando em porte de escritórios, mundialmente se estabeleceu o seguinte critério: de pequeno porte - até 30 advogados; de médio porte - de 31 a 99 advogados; de grande porte - acima de 100 advogados.
A Gestão Geral tem como missão definir a formatação do escritório e a estrutura hierárquica; desenvolver, executar, monitorar e priorizar procedimentos de sistemas operacionais (por exemplo, controle de qualidade) e políticas internas (por exemplo, políticas de pessoal); comunicar e implementar iniciativas de planejamento estratégico; entre outras de caráter geral.
Assim, se o escritório precisa ser reorganizado, o primeiro passo é unir a equipe (por menor que ela seja) para que esse objetivo seja atingido. Para isso, sugerimos a utilização de uma ferramenta desenvolvida pelos japoneses, dentro da filosofia da Gestão pela Qualidade Total, chamada Programa 5S, mais adiante, tratado em tópico específico.
Ao definir a formatação do escritório, é preciso identificar: seu perfil (se é um escritório "clínica geral" ou se é uma "boutique" especializada em unia área específica do Direito), o perfil dos seus clientes (se pessoa física, se pessoa jurídica;, se desempregados, se detentores de grandes fortunas etc), as áreas de atuaçao jurídica (especialidades do Direito), o número de advogados e o número de funcionários de apoio.
Feito isso, deve ser desenhado o organograma do escritório, identificando as equipes e seus responsáveis e definindo a divisão do trabalho, a relação superior-subordinado, bem como possibilitando uma leitura fácil e boa interpretação dos membros da

Relacionados