Dossi SOE jul2015 Salvo Automaticamente

2170 palavras 9 páginas
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia

MÓDULO

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 80h

UNIDADE 1

CONTEXTOS E CONCEITOS DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO

F Questões obrigatórias para o dossiê

1. Conforme palavras de Meksenas, dentro do contexto das sociedades capitalistas, disseminou-se a ideia de que a própria vida moderna só poderia ser entendida pela ótica da ciência, ou seja, pelo enfoque científico. Argumente sobre esse assunto, evidenciando seu posicionamento.
Com as mudanças e transformações da sociedade uma nova organização social surge, e para isto precisávamos entender melhor os processos culturais, no contexto das sociedades capitalistas entendendo a concepção de que a ciência é a fonte de toda e qualquer explicação para “o estar no mundo”.

2. O que você entende por “Socialização”? O que significa viver em sociedade?
Significa saber aceitar as diferenças de cada um,o ser humano necessita dos outros para dar continuidade a espécie trabalhar em grupo para atingir seus sonhos e objetivos, pois sozinho pode até conseguir mas de nada adianta se não tiver com quem compartilhar sem as comunidades o homem não se organizaria e nem sobreveria

3. Explique o conceito de “educação como processo de controle social”.
A educação tem a função de controlar a sociedade sim, usando a forma disciplinar de reger as condutas e garantindo a permanência e a sobrevivência das sociedades,todos querem seguir as regras e normas estabelecidas para viver em sociedade harmonicamente.Não é possível viver em sociedade, sem que existam formas de controle por isso, a educação tem um papel importante nisso tem por finalidade ajustar os educando aos padrões culturais vigentes, portanto, a educação assume a função social de preparar os indivíduos para se adequarem ao sistema.

4. A escola cumpre com sua função social? Justifique.
Sim nos prepara para se adequar as regras e normas que regem a sociedade, porém tem um grande abismo

Relacionados