Dossi SH jul2015

1307 palavras 6 páginas
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia

MÓDULO:
SAÚDE HUMANA – 80h

UNIDADE 1

O CORPO HUMANO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Realize uma pesquisa localizando nos documentos oficiais, PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais), os conteúdos relacionados à Saúde Humana e argumente criticamente sobre a importância do tema para a formação do professor pedagogo.

2. Pesquise no DATASUS e na secretaria de saúde de seu município quais as principais doenças epidêmicas que, atualmente, têm alta incidência na população da nossa região. Descreva detalhadamente a forma de contágio, sintomas, tratamento e medidas de prevenção.

3. Elabore um texto, explicando os níveis de organização do corpo humano (célula – tecido – órgão – sistema – organismo).

4. De acordo com a figura abaixo e com seus estudos sobre o “Sistema Digestório” ou outras pesquisas, elabore um resumo, explicando o caminho percorrido pelo alimento ao chegar à boca.

5. Com base nos seus estudos sobre o “Sistema Respiratório” ou em outras informações que você poderá obter a partir de pesquisas em livros, revistas e internet, elabore um texto, explicando o caminho percorrido pelo ar, desde a entrada até a saída do organismo.

6. Observe a figura e complete-a, indicando o nome de cada parte que forma o sistema respiratório:

7. Com base na leitura do texto “Sistema Circulatório”, ou informações que você poderá obter a partir de pesquisas em livros, revista e internet, responda:

a) o que é sangue? Como é composto?
b) o que são hemácias? Qual a sua função?
c) o que são leucócitos? Qual a sua função?
d) o que são plaquetas? Qual a sua função?

8. Defina e diferencie soro de vacina.

9. Com base em seus estudos sobre o sistema sensorial, elabore uma atividade utilizando este tema para a educação infantil e outra para o ensino fundamental. Descreva detalhadamente a

Relacionados