Dossi PPP Fev2015

1880 palavras 8 páginas
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia

MÓDULO:

PLANEJAMENTO E PROJETO PEDAGÓGICO – 80h

UNIDADE 1

NOÇÕES, CONCEITOS E DETERMINANTES DO PLANEJAMENTO, PLANO E PROJETO.

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Pesquise, em outras fontes, a definição de planejamento e argumente a respeito de sua relevância no contexto escolar, explicando as respectivas etapas.
Resposta: Planejamento é a definição de futuro, onde existe o pensar sobre a realidade e os meios para alcançar o objetivo, o planejamento na educação deve ser levado em consideração pelo fato de, se for aplicado, alguns problemas da educação podem ser resolvidos. É importante porque ele possibilita à observação da realidade, os problemas existentes, as causas, e tendo consciência da situação, ideias, soluções e meios resolutivos são levantados. A educação bem aplicada só traz benefícios, por isso planeja-la, organiza-la e a busca por qualidade deve ser considerável.
Etapas do planejamento:
1 – Fazer o diagnostico: caracterização da situação, informações e analise destas. É na avaliação inicial que se tem uma visão geral da realidade.
2 – Elaboração do projeto: quais os objetivos e metas, metodologia, indicação dos recursos ou meios e descrição de como será avaliado. Nesta fase tem de se definir o estabelecimento dos objetivos, o que será feito para a melhoria, às metas são objetivos detalhados, os meios são as ações, e recursos implica em materiais físicos, financeiros ou humanos.
3 – Execução do projeto.
4 – Avaliação do projeto. A avaliação é o monitoramento, acompanhamento, onde se faz a analise dos resultados e esforços, e caso preciso, modificações.
2. Defina projeto e aponte sua finalidade para escola. Enumere suas etapas.
Resposta: Um projeto é temporário no sentido de que tem um início e fim definidos no tempo, e, por isso, um escopo e recursos definidos. E um projeto é único no sentido de que não se trata de uma operação

Relacionados

  • Dossi PPP Fev2015
    4271 palavras | 18 páginas