Dossi PPO jul2014 1

3523 palavras 15 páginas
MÓDULO:

PRINCÍPIOS E PRÁTICA DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL – 100h

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

BASE LEGAL DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Quem é o orientador educacional e quais são as suas atribuições?

Na instituição escolar, o orientador educacional é um dos profissionais da equipe de gestão. Ele trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal; em parceria com os professores, para compreender o comportamento dos estudantes e agir de maneira adequada em relação a eles; com a escola, na organização e realização da proposta pedagógica; e com a comunidade, orientando, ouvindo e dialogando com pais e responsáveis.

2. Faça uma análise do Art. 1º da Lei nº 5.564 de 21 de dezembro de 1968 e registre seu posicionamento.
O art. 1º da Lei nº 5.564 relata sobre o trabalho que a Orientação Escolar deve desenvolver envolvendo os alunos de todos os contextos escolares de nível fundamental e médio, colocando a serviço do bem comum da sociedade, preparando o aluno para a convivência familiar social e profissional.

3. Quais requisitos a pessoa deve atender para trabalhar como orientador escolar?
I - Dos licenciados em pedagogia, habilitados em orientação

Relacionados