Dossi PA1

4077 palavras 17 páginas
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia

MÓDULO:

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM – 80h

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

APRENDIZAGEM E AS TEORIAS QUE A EXPLICAM

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Argumente sobre as principais características da concepção inatista, elucidando como se configura a relação entre ensino e aprendizagem.
INATISMO = inato, que já nasce com o indivíduo; Tais idéias delineiam um quadro de aprendizagem centrado no sujeito individual, que depende de maturação neurológica, física, emocional e de capacidades hereditárias para que possa aprender. Essa perspectiva sustenta que as pessoas naturalmente carregam certas aptidões, habilidades, conceitos, conhecimentos e qualidades em sua bagagem hereditária. Tal concepção motivou um tipo de ensino que acredita que o educador deve interferir o mínimo possível, apenas trazendo o saber À consciência e organizando-o, ou seja, aprender por si mesmo. Defende que as pessoas nascem com saberes adormecidos que precisam ser organizados para se tornar conhecimentos verdadeiros. O professor só auxilia o aluno a acessar as informações.

2. Dê um exemplo de sala de aula (diferente da apresentada no texto) no qual as atitudes metodológicas do professor denunciam sua fundamentação teórica inatista.
O

Relacionados