Dossi MAT III Em curso

2045 palavras 9 páginas
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia

MÓDULO:

MATEMÁTICA BÁSICA E METODOLOGIA III – 80h

UNIDADE 1

GEOMETRIA ESPACIAL

1. Ensinar Geometria é muito mais do que apresentar as diferentes formas geométricas, pois é preciso levar o aluno a desenvolver a percepção do espaço em sua volta e a forma dos objetos que o compõe. Partido dessa afirmação, pesquise no material de estudos e em outras fontes o que podemos entender por Geometria Espacial e Geometria Plana.
A Geometria Espacial corresponde a área da matemática que se encarrega de estudar as figuras no espaço, ou seja, aquelas que possuem mais de duas dimensões.De modo geral, a Geometria Espacial pode ser definida como o estudo da geometria no espaço.
A geometria plana ou euclidiana é a parte da matemática que estuda as figuras que não possuem volume, tal qual as figuras que fazem parte da geometria espacial. A geometria plana também é chamada de euclidiana, uma vez que seu nome representa uma homenagem ao geômetra Euclides de Alexandria, considerado o “pai da geometria”. Curioso notar que o termo geometria é a união das palavras “geo” (terra) e “metria” (medida); assim, a palavra geometria significa a "medida de terra".

2. Explique o que são sólidos geométricos. A caixa é uma superfície fechada, que delimita a forma do objeto e decompõe o espaço em três partes: fronteira, interior e exterior. A reunião da fronteira com o seu interior chama-se SÓLIDO, ou seja, é uma região do espaço limitada por uma superfície fechada.

3. Quando estudamos um pouco de Geometria Espacial percebemos que as formas assumem classificações diferentes. Assim, explique qual é a primeira classificação que ocorre com os Sólidos Geométricos. Lembre-se de expor a definição de cada uma e exemplificar.

POLIEDROS são sólidos cuja superfície é constituída somente de partes planas.
Prismas,pirâmides,outros poliedros CORPOS REDONDOS são sólidos cuja

Relacionados

  • multa
    148156 palavras | 593 páginas