Dossi LP I Jul2014

4729 palavras 19 páginas
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia

MÓDULO:

LÍNGUA PORTUGUESA I – 80h

UNIDADE 1
INTRODUÇÃO AOS GÊNEROS DO DISCURSO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Reflita sobre o conteúdo estudado nesta unidade, complemente as informações e acesse o artigo “Texto e não texto”, disponível em http://www.geocities.ws/jonascimento/textualidade/texto.html. Em seguida, elabore, com suas palavras, uma definição para texto e outra para não texto, a partir das informações lidas no artigo e na apostila. Se necessário, acesse outras informações, mas não se esqueça de citar as referências.

A questão é controvertida,a incoerência de um texto é relativa e que não há incoerência absoluta chegando às vezes, ao paradoxo de definir “não-texto” como um texto incoerente. Um texto incoerente não deixa de ser um texto. O que torna o texto irremediavelmente incoerente, sem possibilidade de criação de sentido, não é apenas a extensão dele, mas sua inaceitabilidade. Ele contém profundas contradições. Não obstante todas essas contradições, o texto poderia, numa leitura desatenta, passar por um texto coerente.

Texto é uma sequência verbal (palavras), oral ou escrita, que forma um todo que tem sentido para um determinado grupo de pessoas em uma determinada situação.O texto pode ter uma extensão variável: uma palavra, uma frase ou um conjunto maior de enunciados, mas ele obrigatoriamente necessita de um contexto significativo para existir,há vários gêneros de texto como carta, resumo, biografia, charge, receita de bolo, piada,lista telefônica, noticia jornalística, editorial, romance,ficção contos de fadas, placas de trânsito.

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/texto-voce-sabe-qual-o-conceito.htm 2. O que são ambientes discursivos e como eles podem influenciar na produção de um texto? Exemplifique com situações vivenciadas por você em seu dia a dia.
São os locais, lugares, ou as instituições sociais

Relacionados

  • Dossi LP I jul2014 3
    5931 palavras | 24 páginas