Dossi LIJ Fev2015

2497 palavras 10 páginas
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia

MÓDULO:
LITERATURA INFANTO-JUVENIL – 60h

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

LITERATURA INFANTO-JUVENIL:
DESCOBERTA DE NOVOS MUNDOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Após ter conhecimento do contexto histórico do surgimento da Literatura Infantil no mundo, pense no contexto brasileiro e redija um texto (mínimo de 10 linhas) sobre a Literatura Infantil no Brasil, ou seja, desde as primeiras manifestações literárias voltadas para o público infantil produzidas em território nacional até os anos de 1970.

2. Semelhante a qualquer outro tipo de manifestação artística, a literatura Infanto-Juvenil também objetiva o entretenimento. Porém, nem sempre esse tipo de literatura foi utilizado com esse fim. A partir do conteúdo estudado nesta unidade, o que significa a função utilitário-pedagógica da Literatura Infantil?

3. Monteiro Lobato é destaque não apenas na Literatura Infantil Brasileira, mas também no contexto da Literatura Universal. Escreva um parágrafo sobre a importância deste escritor para a literatura infantil, citando como desenvolveu os principais personagens do Sítio do Pica-pau-amarelo.

4. Faça um resumo com as principais ideias do item - Literatura Infantil no Brasil.

5. Escolha três autores da

Relacionados

  • Dossi LIJ fev2015
    3325 palavras | 14 páginas
  • Dossi LIJ fev2015 2
    2796 palavras | 12 páginas
  • Dossi LIJ fev2015 2 1
    3395 palavras | 14 páginas