DOSSI IV Cap Tulo 4 Como Dif Cil Fazer O Pre O

1691 palavras 7 páginas
Como é difícil fazer o preço certo
"Se vocês lhes oferecerem algo que valha a pena, eles pagarão."
Tom Peters
A composição de preço é um dos fatores que mais causam dúvidas no exercício da Advocacia e cujo impacto é mais sentido. Não existe um único profissional que não tenha perdido um contrato para a concorrência por conta de um preço tão baixo que se torna impossível cobri-lo.
O que mais identificamos é a pouca flexibilidade ou criatividade na hora de montar uma proposta. Determinar o valor dos honorários exige mais atenção e principalmente uma carga de novas reflexões.
Em primeiro lugar, é preciso compreender que o cliente não aceita mais qualquer honorário que o advogado decida cobrar. Isso acontece por conta do excesso de concorrência e pelo volume de informação que o cliente já detém. Dessa forma, ele consegue fazer uma análise comparativa e, por consequência, é muito mais exigente. Além disso, a prestação de serviço jurídico é intangível, e o cliente rara­mente tem a noção do valor dos honorários de um advogado.
Coloque-se no lugar dele: é fácil saber o valor de um produto tangível como um DVD Player. No que diz respeito ao valor do trabalho de um advogado, excetuando-se a Tabela de Honorários da OAB (lembrando que esse é o valor mínimo definido), logicamente não existe uma tabela promocional dos serviços jurídicos dispostos em sites ou jornais. A aflição do advogado nesse momento em muito se deve pela falta de uma sjpolítica bem definida de cobrança de honorários do seu escritório. Isso faz com que o advogado se sinta inseguro na hora de dizer o preço do seu trabalho, e essa insegurança acaba sendo passada ao cliente sem que o advogado perceba. Assim, de duas uma, ou ele fica conhecido na praça como "careiro", ou com o passar do tempo percebe que está "pagando para trabalhar". Buscar uma remuneração justa é o grande desafio.
Para chegar a uma definição clara de como e quanto cobrar, é preciso que o advogado analise:

164

1) Os serviços que

Relacionados