DOSSI IV Cap Tulo 2 Rela Es Pr Ticas Para O Atendimento

1874 palavras 8 páginas
Capítulo 2
Reflexões Práticas Para o Atendimento nas Sociedades de Advogados

Precisamos trazer a público um pequeno segredo, ou melhor, uma leve indiscrição. Nada causa mais arrepios do que os procedimentos e os sistemas adotados para o atendimento pessoal e telefónico em boa parte dos escritorios de advocacia, A telefonista, além de atender ao telefone, ainda cuida do caixa do escritório, das contas a pagar e receber, do arquivo morto, entre outras atividades menos recomendadas. Isso, por certo, atrapalha não apenas o atendimento ao cliente, como os processos internos de trabalho de escritório.
De fato, na maioria dos escritórios o correto atendimento ao cliente tem sido negligenciado. Perguntamos: de que adianta o advogado X ser uma referência em uma especialidade jurídica Y, se a porta de entrada do seu er,critcrio deficiente ou poderia ser melhorada?
Cremos que certas reflexões devem ser consideradas e, mais do que isso,-novos padrões de procedimentos adotados.
As desgraças mais frequentes:
• A recepcionista e/ou telefonista atua também na área administrativa do escritório.
• Pouco treinamento e investimento nas atendentes;
• O cliente liga e não existe uma segunda opção de atendimento na ausência do titular do escritório, ou, se existe, pouco sabe a respeito desse cliente específico. • O cliente liga várias vezes e não consegue ser atendido pelo advogado
(audiência, reuniões, outros motivos) e, ainda por cima, é interpretado como um "chato". O "chato", na verdade, é quem não retorna. imediatamente a ligação, nem que seja para dizer que depois ligará com mais calma.
• O cliente espera demais para ser atendido; "hora marcada" é urna ficção.
• confessemos, ainda perdura em nosso dia-a-dia a cultura tupiniquim. . de que é interessante deixar alguém esperando para mostrar que é ocupado f ou importante.

153
Muitas vezes, o escritório cresce em estrutura, número de advogados e estagiários, clientes e demandas judiciais, mas a recepção continua

Relacionados