Dossi HG Fev2015 1

13229 palavras 53 páginas
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia

MÓDULO:

HISTÓRIA GERAL – 60h

UNIDADE 1

PRÉ-HISTÓRIA / IDADE ANTIGA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Explique, com suas palavras, quais foram as mudanças ocorridas na forma de trabalho no decorrer da Pré-História em seus três períodos: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
Período Paleolítico: lascavam pedras e usavam como instrumentos de trabalho, produziam e conservam o fogo – fundamental para o cozimento dos alimentos.
Também aprenderam a produzir facas, pontas de flechas e lanças, usando pedra como matéria-prima.
Período Neolítico: a capacidade intelectual e a evolução técnica se aceleraram, mudando a forma de organizar a vida humana.
Com o descobrimento da agricultura o homem abandonou a vida nômade e se tornou sedentário (residência fixa). Domesticou animais e começou a criar rebanhos de cabras, carneiros, bois e cavalos. Assim, já não dependia tanto da caça, da pesca e da coleta de frutos, aprendeu a usar a roda, e a polir a pedra e os ossos dos animais, inventou a cerâmica, começou a tecer a lã dos animais e algumas fibras vegetais, produzindo os primeiros tecidos.
Período idade dos mentais: com a descoberta e o aprimoramento da técnica de fundição, os instrumentos de trabalho ficarão eficientes permitindo o desenvolvimento de técnicas agrícolas. A fabricação do ferro permitiu a produção de armas mais poderosas, que foram sendo usadas em guerras pela conquista de outros grupos. Nesta fase, grupos humanos substituíram os objetos e ferramentas que eram feitos com pedras e ossos por metal (cobre e bronze).

2. Os historiadores convencionais dividiram a história em períodos conhecidos como Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Escreva sobre a duração de cada um dos períodos e sobre suas principais características relacionadas à religião, à política e à sociedade. IDADE ANTIGA - de 4000 a.C. até 476 d.C.

Relacionados

  • Dossi HG Fev2015 1
    7185 palavras | 29 páginas