Dossi GEO

1172 palavras 5 páginas
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia

MÓDULO:
GEOGRAFIA – 80h

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

A GEOGRAFIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

Tanto para esta unidade como para a Unidade 2, sugerimos que utilizem os livros da bibliografia básica como fonte de pesquisa:

1. Liste o máximo de assuntos ou conteúdos trabalhados em Geografia que se relacionam à realidade em que vivemos, ou seja, influenciam a vida das pessoas.

2. Apresente estratégias e/ou recursos didático-pedagógicos que favoreçam um aprendizado mais prazeroso do conteúdo de Geografia.

3. Explique a importância em conhecer o local em que nascemos, propondo atividades pedagógicas que contemplem este conteúdo em geografia.

4. Pesquise em outras fontes as principais diferenças existentes entre a zona urbana e a zona rural e apresente sugestões de melhorias respeitando o espaço geográfico de ambas.
5. Argumente sobre o contexto que delineou o surgimento das ideias geográficas de Paul Vidal de La Blache e Ratzel, evidenciando a contribuição de ambos para a geografia.

6. A Geografia Pragmática modernizou-se para dar lugar à Geografia Crítica, de cunho marxista. Explique as principais ideias e mudanças propostas pela vertente marxista, assinalando a contribuição desse novo enfoque da

Relacionados

  • DOSSI GEO
    3587 palavras | 15 páginas
  • Dossi GEO Fev2015 2
    844 palavras | 4 páginas
  • Dossi GEO Fev2015 1
    3520 palavras | 15 páginas
  • Dossi GEO Fev2014 C Pia2
    5680 palavras | 23 páginas